Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Bolsonaro pede afastamento de Moraes de investigações sobre suposto golpe

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal), nesta quarta-feira (14), o afastamento do ministro Alexandre de Moraes das investigações sobre o suposto plano para determinar um golpe de Estado.

O que aconteceu

Os advogados de Bolsonaro apresentaram uma arguição de impedimento contra Moraes, em petição enviada ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso. “Diante do manifesto impedimento para a realização de qualquer ato processual no presente feito pelo seu nítido interesse na causa”, argumenta a defesa do ex-presidente.

A defesa alega que o ministro seria uma das vítimas do suposto plano, portanto, não poderia ser relator do caso: “Uma narrativa que coloca o ministro relator no papel de vítima central das supostas ações que estariam sendo objeto da investigação, destacando diversos planos de ação que visavam diretamente sua pessoa”.

Os advogados também pedem que todos os atos determinados por Moraes sejam anulados.

O pedido ao STF diz que Moraes “assumiu, a um só tempo, a condição de vítima e de julgador”.

A defesa de Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro, também alegou impedimento de Moraes para julgar o caso. De acordo com a PF, Câmara foi o responsável por uma operação de monitoramento do ministro do STF, com o objetivo de prendê-lo durante uma tentativa de golpe de Estado.

Uol

Deixe um comentário