Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Hospital Laureano recebe oficialmente terreno onde será construído o Centro Oncológico HNL de Cajazeiras

Na tarde dessa segunda-feira (28), a Fundação Napoleão Laureano (FNL) recebeu a escritura do terreno onde será construído o Centro Oncólogico HNL de Cajazeiras, que chegará para amenizar o sofrimento dos milhares de pacientes com câncer que moram no Sertão paraibano. A documentaçao de doação foi entregue pelo prefeito municipal da cidade sertaneja Zé Aldemir, durante solenidade no Centro de Estudos Mário Kroeff (CEMAK) do hospital Laureano.

Com a escritura em mãos desse terreno, fica cada vez mais real a concretização de se ter um Hospital Napoleão Laureano no Sertão da Paraíba. Segundo o prefeito municipal, as obras de terraplanagem da área está sendo concluída. “Uma obra dessa magnitude não poderia ser realizada jamais por uma só pessoa, então fui atrás das reitoras da FSM e elas de pronto se comprometeram em construir o prédio. Já estamos deixando o terreno todo uniforme e hoje com a entrega dessa escritura, o Laureano de Cajazeiras não é mais sonho, já é uma realidade”, celebra o prefeito Zé Aldemir.

Para o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena, o principal objetivo dessa unidade no Sertão é fazer com que a doença seja amenizada. Seja diminuindo a distância entre o paciente e o hospital ou entre seus familiares. “Imaginem que hoje uma pessoa do Sertão percorre mais de 500 km para fazer tratamento… os pacientes já chegam aqui muito abalados. Então, com o Laureano de Cajazeiras eles estarão com a família pegando em sua mão. Com certeza, essa comodidade vai refletir positivamente na cura e na qualidade de vida desses pacientes. Fica nosso agradecimento às reitoras da Faculdade Santa Maria, Ana Goldfarb e Sheylla Lacerda, que tiveram um desprendimento fora do comum em doar quase dois milhões para construir esse prédio”.

O diretor geral do HNL, Marcílio Cartaxo, que é natural da cidade, não conteve a emoção ao falar que ver o Laureano chegando no Sertão paraibano era um dos seus sonhos mais antigos. “Eu me sinto orgulhoso em poder dizer que o Hospital Laureano vai chegar em Cajazeiras. A prefeitura municipal e a Faculdade Santa Maria vão realizar um sonho de milhares de sertanejos que necessitam. Só sabe quem convive aqui dentro, que vê o desespero de quem luta diariamente para sobreviver. E com esse centro oncológico vamos poder dar esperança para essas pessoas, para que possam viver melhor”, celebra o médico radiologista.

As reitoras do Centro Universitário Santa Maria estiveram presentes e reafirmaram o compromisso de tirara obra do papel. “Somos muito gratas por Deus nos permitir realizar esse sonho! A gente tenta fazer nossa parte, para fazer a diferença na vida de tantas pessoas que não tem condições de ficar perto de sua família e a partir de agora vamos começar a construção dessa unidade que queremos entregar até o fim desse ano”, disse Sheylla Lacerda.

“Agora, cabe a gente tocar essa obra! Sem sombra de dúvidas esses serão os dois milhões mais bem empregados de nossas vidas. Eu digo aos meus filhos: o que realmente importa nessa vida é o que doamos ao próximo. Isso não tem preço. Para nós, e toda nossa equipe do Centro Universitário Santa Maria, é uma honra construir o Laureano de Cajazeiras. Todos os tijolos que serão colocados terá as mãos de todos que fazem nossa faculdade”, acrescentou Ana Goldfarb.

O diretor financeiro da FNL, Dr. Carneiro Arnaud destacou ainda que o Centro Oncológico HNL dee Cajazeiras vai beneficiar não só os cajazeirenses, mas pacientes com câncer de outras 15 cidades da região. “Nesses 61 anos de Laureano, levar esse hospital para mais perto dos sertanejos é um marco hostórico para a oncologia da Paraíba. Tudo isso só está sendo possível pela ajuda dessas mulheres empreendedoras e solidárias. Estamos muito felizes!”.

O Centro Oncológico HNL de Cajazeiras vai realizar alguns tipos de quimioterapias, consultas e procedimentos oncológicos dos milhares de pacientes do Sertão. O prédio vai contar com leitos de observação, consultórios médicos, sala de fisioterapia, posto de enfermagem e salas para pequenas cirurgias.

Deixe um comentário