Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cícero Lucena destaca função conciliadora do MP, durante posse de Antônio Hortêncio Neto na Procuradoria Geral de Justiça

O prefeito Cícero Lucena participou, na tarde desta quarta-feira (30), da posse do procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Antônio Hortêncio Rocha Neto. A cerimônia aconteceu no Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, e contou com a presença de diversas autoridades.

“O nosso desejo é que o Ministério Público continue com suas atribuições, responsabilidades e equilíbrio para que seja um instrumento do cumprimento de nossa legislação. Tenho certeza de que a gestão terá essa capacidade, assim como teve a que se encerra hoje”, afirmou o prefeito.

Antônio Hortêncio Rocha Neto foi o mais votado na eleição para a formação da lista tríplice, ocorrida no dia 31 de julho, tendo obtido 203 votos, o que corresponde à escolha de 94% dos membros votantes. No dia 3 de agosto, o magistrado foi nomeado pelo governador do Estado, João Azevêdo.

“Estreitar relações com demais poderes e instituições, ser eficiente na resolução dos problemas da sociedade estão entre nossas atribuições nesse mandato. Agradecido pela votação, mas que nos trouxe uma responsabilidade ainda maior, pela expectativa criada, por toda categoria, para o próximo biênio. Que essa obrigação, de fazer mais, nos sirva de incentivo e força para continuarmos trabalhando, dialogando e construindo para o bem-comum”, afirmou o procurador-geral empossado.

Representando o Poder Executivo, o vice-governador Lucas Ribeiro falou em harmonia entre os poderes e ressaltou o respeito ao Ministério Público quando o governador João Azevêdo nomeou um escolhido pela lista tríplice. “Quando falamos em harmonia, estamos nos referindo, no caso do Ministério Público, aquela que deriva da defesa intransigente da sociedade e dos direitos difusos e coletivos”, afirmou o vice-governador.

Entre as muitas autoridades presentes, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, destacou a liderança de Antônio Hortêncio dentro do Ministério Público da Paraíba. “Sua eleição com 94% dos votos mostra um Ministério Público unido sob o seu comando. Vamos juntos, com os demais poderes, em busca de uma Paraíba cada vez melhor”, afirmou.

Perfil – Antônio Hortêncio tem 47 anos, é natural de João Pessoa e ingressou no MPPB em 2 de maio de 2000. É o 7º promotor de Justiça de João Pessoa, com atribuições na área criminal. Atualmente, ocupa o cargo de procurador-geral de Justiça.

Ao longo da carreira, atuou nas promotorias de Justiça dos municípios de Sumé, Prata, Monteiro, Santa Rita, Bayeux e João Pessoa. Foi assessor técnico da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (2003, 2005-2007 e 2009-2011) e promotor-corregedor da Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba (2011-2015). Entre 2017 e 2021, ocupou os cargos de secretário-geral do MPPB e secretário do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP).

Fotos: Sérgio Lucena

Deixe um comentário