Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ruy defende ampliação das ações voltadas para causa animal e destaca pioneirismo em relação ao tema na Paraíba

No mês dedicado à saúde animal e prevenção de zoonoses, denominado julho durado, o deputado federal Ruy Carneiro destacou o pioneirismo de trazer a causa animal para o debate na sociedade paraibana. O parlamentar relembrou as ações voltadas para a temática, a exemplo da destinação de verbas para construção e compra de equipamentos para o Hospital Veterinário de João Pessoa, que a Prefeitura ainda não tirou do papel mesmo com os recursos garantidos.

Ruy ressaltou a criação de projetos de lei em defesa do bem estar animal e a garantia de verbas para criação de novos serviços. “Há quase três anos eu destinei uma emenda de R$ 1 milhão para construção do primeiro Hospital Veterinário público de João Pessoa. Pouco tempo depois, enviei mais R$ 300 mil para compra de equipamentos para a unidade. Infelizmente, o apagão administrativo instalado na Prefeitura de João Pessoa não permitiu que a obra fosse se quer iniciada, mesmo com todos esses recursos garantidos”, acrescentou.

O parlamentar lembrou que o assunto era tratado de forma muito tímida na Paraíba e se limitava a grupos específicos da sociedade. “Em 2020, durante a campanha eleitoral, eu trouxe o debate para o cenário político e a partir dali conseguimos avançar com novas ações e projetos. Ainda precisamos evoluir em muitos aspectos, mas a própria sociedade já está mais consciente e atenta para cobrar a implantação de políticas públicas para o segmento”, acrescentou.

*Projetos e ações*

Ruy é autor do projeto de lei que prevê punições mais rígidas em casos de maus tratos aos animais. Criou o PL que obriga espaços que comercializam animais a terem um médico veterinário responsável pelo ambiente.

O deputado ainda desenvolveu uma cartilha com o objetivo de orientar ongs e demais
entidades do segmento a conseguirem recursos federais. Além de destinar recursos para os municípios ampliarem e implantarem serviços de castração e ações voltadas para controle das zoonozes, à exemplo de Pedras de Fogo e Guarabira.

Deixe um comentário