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Com indícios de fraude, enquete para Senado na Paraíba no Instagram é cancelada

Uma enquete para disputa ao Senado na Paraíba foi cancelada, na noite do último sábado (4), após ser identificada uma invasão com perfis fakes do Instagram, que realizava a pesquisa de opinião, que não tem valor científico.

A enquete colocava em disputa no perfil de @gustavochavesparaiba apenas dois pré-candidatos ao Senado: Sérgio Queiroz (PRTB) e Bruno Roberto (PL).

O proprietário do perfil no Instagram, Gustavo Chaves, informou que identificou, no último sábado, uma grande quantidade de perfis falsos votando na enquete. “Fiquei surpreso pela quantidade de perfis no Instagram sem seguidores e outros que não seguiam ninguém com letras tipo YYYY, MMM e outros de nome japonês, o que caracterizava perfis falsos”, declarou.

Após constatar a invasão de robôs votando na enquete, que no momento do cancelamento dava um placar muito favorável ao pré-candidato Bruno Roberto, Gustavo Chaves consultou o seu advogado Jucyann Araújo e veio a orientação de cancelar imediatamente a enquete. “Realizo enquetes há mais de quatro anos no meu Instagram e não aceitamos votação com fraude com invasão de robôs, por isso cancelamos”, justificou Gustavo Chaves, que publicou um vídeo resumindo o cancelamento. Veja no link https://www.instagram.com/reel/CeZyDzCg3RM/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Apesar da enquete ter sido encerrada, parcialmente, com placar favorável em votos ao pré-candidato Bruno Roberto, outro indício de fraude era que o volume avassalador de comentários favoráveis na postagem da enquete era justamente do outro pré-candidato ao Senado Sérgio Queiroz. Os comentários tinham perfis identificados, com nomes e contas sem qualquer irregularidade.

Nas enquetes realizadas tanto em perfis de Instagram, em portais de notícias e até no Twitter, o pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, tem vencido com uma margem considerável de votos. Nenhuma dessas enquetes anteriores tiveram cancelamento, denúncias ou indícios de fraude.

LIDERA ENGAJAMENTO – Na última semana, um estudo apresentado pelo multimídia Alek Maracajá, da Ativaweb, especialista em Big Data, apontou liderança tanto em performance como na taxa de engajamento de Sérgio Queiroz, pré-candidato pelo PRTB, nas redes sociais em relação aos demais pré-candidato ao Senado.

O procurador da Fazenda Nacional e pastor licenciado da igreja Cidade Viva, Sérgio Queiroz, considerado um outsider na disputa, tem crescido vertiginosamente nas redes sociais, com presença marcante no Instagram, considerada a mais popular entre os brasileiros, juntamente com o whatsapp, do mesmo grupo empresarial. Na disputa travada com nomes tradicionais da política, e exemplo de Efraim Filho (União Brasil), Bruno Roberto (PL), Ricardo Coutinho (PT) e até Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), embora este último até aqui não tenha se colocado como tal, Queiroz lidera em todos os quesitos, sobretudo o mais importante, a taxa de engajamento.

FORTE MOBILIZAÇÃO – No estudo, enquanto os demais postulantes possuem, em média, um índice de engajamento de pouco mais de 1%, o pré-candidato do PRTB surge com mais de 3% de um indicador muito importante para quem tem um perfil nas redes. Na prática, os números mostram uma capacidade impressionante de mobilização de Sérgio Queiroz a partir de suas plataformas de redes sociais, o que pode ser uma clara sinalização de que estrada que tenta pavimentar rumo ao Senado começa a ganhar corpo e forma, embora muitos ainda sejam os desafios pela frente, sobretudo na reversão desses números em votos.

Foi o primeiro estudo sobre o comportamento das redes sociais na corrida eleitoral para o Senado Federal, na Paraíba. Ele ofereceu uma série de indicadores que mostram um cenário surpreendente, sobretudo para os chamados políticos tradicionais e que até aqui são apresentados ou apontados como pré-candidatos na disputa de outubro próximo.

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