Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Governo Lula não dará aumento a servidores públicos em 2024, diz ministra

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que a negativa do reajuste a servidores respeitam o novo marco fiscal.

“Claro que os servidores tiveram uma desvalorização (nos últimos anos), e a gente está recompondo isso. É importante entender que isso ocorre dentro dos limites do nosso arcabouço fiscal, dentro de uma responsabilidade fiscal que o presidente tem, que é muito forte”, comentou a ministra.

A declaração foi dada ao programa Bom Dia, Ministra, da TV Brasil, nesta quarta-feira (17/1).

Os servidores públicos pretendem aumentar a pressão sobre o governo Lula em busca de reajuste salarial.

Um dos objetivos é debater orientações que serão encaminhadas às assembleias, para que a categoria possa embasar suas análises.

No dia 21 de dezembro, o governo formalizou uma proposta, mas não agradou a categoria.

“A resposta não contemplou as reivindicações mais urgentes do funcionalismo, a maioria com congelamento salarial de quase uma década e perdas que superam 30%. Em parte, o governo sinalizou avanços na recomposição de benefícios, mas a remuneração que mais dói no bolso da categoria ficou em segundo plano, apenas com perspectiva de ser encaminhada em 2025 e 2026”, diz a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).

Deixe um comentário