Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Bolsonaro critica governo Lula por reoneração: “Ignora o Congresso”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, neste domingo (31/12), o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela proposta de reoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia. A crítica de Bolsonaro se soma à de sindicatos, patrões e parlamentares, que pedem que o Congresso devolva ou mesmo rejeite a medida.

Pelas redes sociais, Bolsonaro escreveu que Lula “ignora o Congresso e busca cobrar mais impostos via reoneração da folha de pagamento com encaminhamento de nova Medida Provisória”.

Bolsonaro completou com uma crítica ao atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad: “É da nova escola Paulo Freire de Economia: ‘menos vacas, mais leite’.

Na última semana, o governo editou uma medida provisória (MP) como alternativa à desoneração da folha, que havia sido estendida por lei até 2027. O atual governo alega que a desoneração é inconstitucional, porque atentaria contra a emenda constitucional da Reforma da Previdência, além de só abarcar cidades com até 142 mil habitantes, o que feriria a isonomia federativa.

Nas projeções do governo, a ampliação por mais quatro anos teria impacto de R$ 20 bilhões nas contas públicas no ano que vem, indo contra o objetivo da equipe econômica, que busca o déficit fiscal zero.

Deixe um comentário