Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Governo da Paraíba conquista pelo terceiro ano seguido o Rating A do Tesouro Nacional e consolida equilíbrio fiscal

O Governo da Paraíba conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, a nota máxima da avaliação da sua gestão fiscal pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – o chamado Rating A, que avalia a capacidade de endividamento, a poupança corrente e a liquidez do estado. A nota reitera a análise também feita pela Standard & Poor’s Financial Services (S&P Global Rating), umas das maiores agências de classificação de risco do mundo, que no início deste ano, também apontou, pela terceira vez seguida, a eficiência da gestão fiscal do estado, com a nota AA+, a maior para um ente subnacional.

“Essa é mais uma avaliação que atesta a  responsabilidade fiscal do estado e a capacidade de fazer grandes investimentos com recursos próprios, o que favorece o ambiente de negócios, atrai novos empreendimentos e contribui para a execução de grandes obras de infraestrutura, fortalecendo o desenvolvimento econômico da Paraíba e a geração de emprego e renda”, frisou o governador João Azevêdo.

O comunicado do Tesouro Nacional ao Governo da Paraíba foi expedido nessa terça-feira (10) e atesta a capacidade de investimento do estado e sinaliza um ambiente seguro e de baixo risco aos investimentos privados.

RATING DA STN – A portaria nº 306 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda apresenta uma forma de verificar a capacidade de pagamento de um Estado, aferindo a possibilidade de estes captarem operação externa de crédito, associando ao respectivo ente federativo uma classificação de sua situação fiscal, ou seja, associando um rating ao governo estadual em análise. A partir dessa portaria, pode-se aferir oficialmente – do ponto de vista do governo federal – a situação fiscal de um determinado Estado.

Deixe um comentário