Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Efraim vai realizar audiência pública para discutir a questão das drogas no Brasil

O senador Efraim Filho (União Brasil), foi escolhido relator da proposta de emenda à Constituição (PEC 45/2023) que criminaliza a posse e o porte de drogas, o líder do União Brasil no Senado, e neste ponto, ele conseguiu ontem (18) a aprovação, do requerimento para realização de audiência pública, com especialistas da área, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no próximo dia 31 de outubro, para tratar do tema.

A ideia é debater, com mais profundidade, os impactos e reflexos, na segurança pública e na saúde da população, do porte e do uso de drogas, inclusive a maconha. A PEC, de autoria do presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é uma resposta do Legislativo à discussão em torno da polêmica de descriminalização ou não da posse de maconha para uso pessoal.

Para Efraim Filho não há dúvidas de que a grande maioria da população brasileira não deseja nem aceita qualquer afrouxamento legal no quesito uso e posse de drogas. “As pesquisas de opinião mostram que a grande maioria da população, algo em torno de 80%, é contra a liberação de drogas. Não é para menos: entorpecentes têm o poder de destruir vidas, e milhares de famílias vivem esse drama todos os dias. Para além do drama familiar, o tráfico de drogas alimenta a violência social e fortalece o crime organizado”, disse.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; e o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva; estão entre os convidados a debater o tema das drogas ilícitas na audiência pública, que vai acontecer na CCJ do Senado, às 14h, na terça-feira, 31 de outubro.

Deixe um comentário