Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Deputado Michel Henrique propõe isenção de ICMS para professores na aquisição de notebooks e smartphones, na Paraíba

Na véspera do Dia do Professor, o deputado estadual Michel Henrique (Republicanos), informou que apresentou um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba, propondo a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para aquisição de produtos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, por professores.

O benefício, de acordo com o texto, se destina exclusivamente a professores em exercício nas instituições públicas paraibanas, desde o ensino fundamental até o médio.

Michel Henrique destacou o valor dos educadores para a sociedade e parabenizou professoras e professores pelo dia comemorativo. “Este benefício visa reconhecer o papel vital dos professores da rede pública no desenvolvimento social. Além disso, a medida facilita o acesso à tecnologia, ajudando a aprimorar as técnicas de ensino e promovendo a inclusão digital. Meus parabéns aos mestres da educação pelo dia de homenagens e contem com o no nosso mandato na luta pelos seus direitos”, afirmou o deputado.

O projeto em tramitação destaca ainda que, os docentes deverão comprovar sua posição na rede de ensino público por meio de um documento emitido pela Secretaria de Educação correspondente. É importante notar que a isenção proposta não será aplicável a produtos com valor superior a R$ 6.000,00, sendo esse montante ajustado anualmente de acordo com o índice oficial de inflação.

No entanto, existe uma ressalva: a venda desses produtos para terceiros dentro de um ano após a compra implicará no pagamento do ICMS que foi dispensado.

Vale lembrar que recentemente foi aprovada na ALPB uma alteração na alíquota do ICMS no Estado da Paraíba, passando de 18% para 20% a partir de 1º de janeiro de 2024. Porém, o deputado Michel Henrique votou contra essa mudança.

Deixe um comentário