Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ruy defende efetividade nas ações de inclusão e destaca projeto que garante acesso de pessoas com deficiência nas praias

A luta para tornar real os ideais e discursos de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência tem sido uma defesa constante do deputado federal Ruy Carneiro. Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrada de 21 à 27 de agosto, o parlamentar destacou a contribuição na construção do projeto de lei que garante o acesso das pessoas com deficiências às praias, parques e demais espaços de uso público.

“Acompanho de perto e luto historicamente em favor de diversas entidades sociais que atuam na proteção e acolhimento das pessoas com deficiência. De fato, precisamos fortalecer as campanhas de conscientização e a quebra de preconceitos, mas chegou a hora de ir além. É fundamental que tudo isso comece a se transformar em ações concretas e efetivas de acessibilidade, inclusão e equidade”, cobrou Ruy.

Nesse sentido, o deputado relembrou a participação na construção da matéria que assegura a acessibilidade em praias e espaços de uso público. “Além da garantia de espaços e equipamentos acessíveis em calçadas, ônibus e demais equipamentos da sociedade, defendo que esse direito também alcance áreas de praia e parques públicos.
O objetivo é tornar as praias inclusivas. Se elas são o nosso espaço mais democrático, é necessário possibilitar que a experiência esteja ao alcance do maior número possível de pessoas com deficiência”, explica Ruy.

A proposta foi apresentada por Ruy através do PL 4730/2019 e o texto foi incluído no PL 2875/2019. A matéria prevê a adaptação de banheiros públicos, retirada de barreiras naturais e urbanísticas para o acesso às águas das praias. Também determina a instalação de rampas, corrimão e esteiras sobre a areia.

Apoio às entidades sociais

Entre as instituições sociais que atuam na proteção das pessoas com deficiência na Paraíba, o deputado Ruy Carneiro contribui com ações e emendas junto a APAE-JP, Instituto dos Cegos e Pestalozzi da Paraíba.

Ao longo dos últimos anos, esses recursos têm contribuído com a manutenção dos serviços e ampliação dos atendimentos oferecidos aos paraibana.

Deixe um comentário