Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeito lança ‘Procon-JP vai às aulas 2023’, que vai atender 2.400 alunos na terceira edição

O prefeito Cícero Lucena lançou, na manhã deste sábado (8), a terceira edição do ‘Procon-JP vai às aulas’, que ampliou o número de vagas e, este ano, vai atender 2.400 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e estudantes matriculados no Ciclo IV na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A aula inaugural aconteceu na Escola Municipal Índio Piragibe, no bairro de Mangabeira.

“Vocês não imaginam a minha felicidade em estar aqui, vendo a escola pública em mais uma grande ação para ir além na formação de nossas crianças. Acredito que a educação é o caminho para dias melhores, sou fruto de escola pública, e sei que esta é uma oportunidade que vai fazer a diferença na formação cidadã destas crianças”, afirmou Cícero Lucena. O projeto se alinha às diretrizes do programa ‘Prefeito Amigo da Criança’.

O ‘Procon-JP vai às aulas’ tem o objetivo de formar jovens que atuem como educadores dos direitos do consumidor em sua própria comunidade e, por ser um projeto de inclusão, é destinado aos alunos em situação de vulnerabilidade social e econômica. O programa, que é uma ação conjunta das Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa, oferece bolsa de ajuda de custo de R$ 700, paga em parcela única ao final do curso.

De acordo com o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Rougger Guerra, devido ao sucesso do Programa, ele vem sendo ampliado a cada ano: em 2021, foram beneficiados cerca de 700 alunos; na segunda edição, em 2022, foram atendidos 1.200 estudantes e, este ano, em sua terceira edição, serão contemplados 2.400 alunos do 9º ano da Rede Municipal e da EJA.

Rougger Guerra acrescentou que a grade pedagógica também foi ampliada e está oferecendo mais conteúdo, a exemplo da Formação Básica em Educação Financeira. “Serão ministradas aulas de Noções Básicas de Direitos do Consumidor, Formação em Habilidades Sociais para Negociação de Conflitos, Formação Básica de Negociadores de Conflitos e Formação Básica em Educação Financeira. Todos os módulos terão duração de 10 horas/aula, divididos em três ciclos para os alunos do Fundamental e em duas turmas para os estudantes da EJA”, explicou.

A secretária municipal da Educação, América Castro, disse que a função impacta financeira e pedagogicamente a vida dos estudantes. “Hoje me sinto como eles, como um estudante no primeiro dia de aula. Ficamos muito felizes com o avanço desse projeto, que ajuda a família, o adolescente e que sem dúvida contribui para a grandeza desses meninos no futuro”, afirmou.

Fotos Carolina Battista

Deixe um comentário