Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeitura garante distribuição de fitas de glicemia para os pacientes diabéticos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa garante a distribuição das fitas reagentes de glicemia aos pacientes diabéticos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Todas as farmácias das Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital estão devidamente abastecidas com os insumos.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde do Município, Alline Grisi, a dispensação adequada das fitas de glicemia é de fundamental importância para a continuidade do controle da diabetes. “É um controle importante como qualquer outra doença crônica. Por isso, estamos sempre preocupados em monitorar as farmácias da Atenção Básica e verificar se está faltando algum insumo e, assim, mantê-las sempre abastecidas para que todos os usuários, ao sair do médico, já volte para casa com suas fitas e as medicações necessárias ao seu tratamento”, afirmou.

Após atraso na entrega das fitas de glicemia aos usuários, devido ao descumprimento por parte da empresa vencedora do pregão para fornecer o material, a SMS tem tomado as providências judiciais cabíveis para manutenção da assistência contínua à população.

No final da tarde da última sexta-feira (14), a SMS recebeu as fitas de glicemia e a Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf) iniciou o abastecimento do insumo nos serviços da Rede Municipal de Saúde ainda durante o último final de semana, concluindo a distribuição às unidades nesta terça-feira (18).

Para ter acesso ao insumo, o usuário deve se dirigir à unidade de dispensação mais próxima de sua residência e apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS do município de João Pessoa e a receita médica. As fitas serão entregues pelo profissional farmacêutico com a quantidade necessária para 30 dias de uso.

A dispensação das fitas reagentes de glicemia, assim como outros insumos e medicamentos que compõem a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), nas farmácias das USFs é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Em caso de dúvidas, o usuário pode consultar o farmacêutico da unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Deixe um comentário