Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Musculação ajuda a reduzir a pressão arterial, aponta estudo

Efeitos foram comprovados, mas especialista não

recomenda aos pacientes o abandono da medicação

Um estudo recente, feito por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), mostra que ter uma rotina com treinamento de forçaé bom para a saúde de pessoas com hipertensão. Publicada na revista Scientific Reports, a investigação mostra que os exercícios de musculação podem ser uma importante ferramenta para o controle da pressão arterial.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e a hipertensão arterial é responsável por 13,8% das mortes causadas por doenças cardiovasculares. Trata-se de uma doença multifatorial e pode ser desencadeada por fatores diversos, como sedentarismo, ingestão de alimentos ricos em sódio, obesidade, consumo de álcool e de tabaco. No Brasil, o percentual de adultos (pessoas acima de 18 anos) com diagnóstico médico de hipertensão chega a 26,3%.

Conforme o cardiologista e pesquisador Valério Vasconcelos, durante muito tempo, apenas o treinamento aeróbio, como correr, caminhar, correr e pedalar, era indicado para o tratamento da hipertensão arterial. “Por isso, os estudos moleculares eram quase que inteiramente restritos a essa modalidade de exercício”, afirma.

O cardiologista explica que o resultado dessa pesquisa contribui para que a musculação também seja vista como importante aliado contra a hipertensão. “Isso acontece porque após a realização do exercício de força, ocorre um fenômeno chamado de hipotensão pós-exercício resistido. Ou seja, há uma diminuição dos níveis de pressão arterial no organismo do indivíduo devido a atividades físicas como a musculação”.

Valério Vasconcelos esclarece que, após uma sessão de exercício, ocorre diminuição dos níveis de pressão arterial. “Tal redução se dá na ordem de 5 mmHg, cerca de 20 ou 30 minutos após o exercício”. No caso da pesquisa da Unesp, realizada em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP), a conclusão é que exercícios de musculação, praticados com carga de moderada a vigorosa, dois ou três dias por semana, ao longo de pelo menos oito semanas, são uma boa estratégia para reduzir a pressão arterial.

Hipertensos que fazem musculação podem abandonar os medicamentos?

A resposta do médico é negativa. Valério Vasconcelos reforça que pessoas que tomam medicamentos para baixar a pressão arterial não podem abandonar a medicação prescrita e optar apenas pelos exercícios de musculação. “A medicação não deve ser abandonada, porque a atividade física faz parte do tratamento não-medicamentoso”, orienta.

Segundo Valério Vasconcelos, a prevenção do aumento da pressão arterial pode ser um dos benefícios da musculação, mas outros estudos ainda são necessários. “Recentemente, o treinamento de força entrou nas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, mas muito ainda deve ser investigado para que tenhamos evidências mais robustas”, justifica. Ele acrescentou que, de acordo com essas diretrizes, a combinação de fármacos ainda é a estratégia preferencial para a maioria dos hipertensos.

Além disso, também com base nas diretrizes nacionais, o especialista dá uma orientação para indivíduos com hipertensão que desejam “pegar pesado” nos exercícios. “Pessoas hipertensas com comorbidades, sintomas ou que pretendem fazer atividades de alta intensidade ou competitivas devem se submeter à avaliação médica prévia”, afirma o cardiologista.

Deixe um comentário