Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Eleitores enfrentam longas filas para votar e se queixam de falta de estrutura

Eleitores se queixaram de longas filas para votar durante as eleições neste domingo (02) em João Pessoa. Houve problemas no Colégio Geo, em Tambaú, e em escolas localizadas nos bairros do Bessa e Jaguaribe.

Ao programa Hora H Especial Eleições 2022, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) afirmou que cada eleitor está levando em média 30 segundos para concluir o voto. De acordo com a Corte, apenas cinco urnas foram trocadas até o momento por algum problema técnico nas 69 ocorrências registradas em todo o estado. A coordenadora da Corregedoria do TRE-PB, Vanessa do Egito, afirmou que, apesar das sessões lotadas nos colégios eleitorais, não há registros de graves problemas e o eleitor tem exercido a cidadania com passividade.

“Estamos acompanhando como estão os colégios eleitorais no estado. Os eleitores paraibanos decidiram votar logo no início deste domingo e esperamos que esse seja o clima durante toda a votação”, afirmou Vanessa do Egito.

Segundo ela, há notícias de problemas envolvendo três eleitores no estado. Mas não há episódios de violência contra as urnas. “O eleitor paraibano entendeu que a Justiça Eleitoral quer o melhor para ele”, afirmou. “Após 26 anos de urnas, as eleições cada vez mais seguras”, acrescentou.

Entre os problemas identificados nas urnas estiveram falhas de impressão ou na leitura, desligamentos automáticos ou sistema travado. Mesmo assim, a maioria foi resolvida apenas com a reinicialização do equipamento. Os problemas foram identificados nos seguinte municípios:

Arara 1
Areia de baraúnas 1
Assunção 2
Baraúna 1
Bayeux 3
Borborema 1
Campina grande 1
Caraúbas 1
Conde 1
Cruz do espírito santo 1
Cuité 1
Diamante 2
Dona inês 1
Guarabira 3
Ingá 1
João pessoa 28
Juripiranga 2
Juru 1
Lucena 1
Malta 1
Mamanguape 2
Massaranduba 2
Patos 3
Santa rita 1
São josé de piranhas 1
Serra branca 1
Sousa 1
Taperoá 1
Teixeira 3

Em todo o Brasil, 401 urnas eletrônicas foram substituídas por outras até às 9h30, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em nenhuma seção, no entanto, foi necessário o uso do voto manual. Mais de 470 mil urnas estão sendo usadas nas eleições de 2022, de acordo com o tribunal.

Tempo do voto

Pelas contas do TRE-PB, o eleitor tem aproximadamente um segundo entre cada voto para confirmar ou corrigir a informação. No total, a média de votação é de pouco mais de 30 segundo por cada eleitor, “mas tem as pessoas analfabetas, os idosos que demoram um pouco mais”, lembrou Vanessa do Egito.

As eleições tiveram início às 8h e terminam às 17h, ou até concluir o número de eleitores na fila de votação. Já a totalização dos votos é esperada apara depois das 19h.

MaisPB

 

 

Deixe um comentário