Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

ANÁLISE: A indisfarçável frustração da esquerda com o resultado das urnas

O resultado das urnas foi um tremendo balde de água fria nas expectativas geradas pelo PT com o resultado das urnas. Ao apostar todas as fichas no que apontavam as pesquisas eleitorais, o sentimento final após o fechamento das urnas foi de visível  frustração. Apesar de todos os esforços para tentar passar otimismo, a imagem de Lula na entrevista concedida, após o resultado, contrastava com o discurso. O abatimento era notório.

A leitura é simples para entender a decepção: primeiro, a campanha petista tinha expectativa e todos os esforços foram feitos para ganhar a eleição no 1º turno. Depois, caso fosse para o segundo turno, a convicção é que seria com diferença de, pelo menos, 10 pontos percentuais. As urnas revelaram apenas a metade disso.

Além disso, Bolsonaro conseguiu eleger, majoritariamente, aliados no Congresso Nacional, nos parlamentos estaduais e, dos governadores eleitos em primeiro turno, a maioria é bolsonarista. Uma onda de direita tomou conta do país, o que não estava nas previsões mais pessimistas dos petistas. O resultado de Lula no primeiro turno mostra um ponto fora da curva no cenário estabelecido. Daí, a preocupação extrema do núcleo petista com o crescimento da onda conservadora no 2º turno.

Deixe um comentário