Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Terezinha Domiciano apresenta melhores propostas para UFPB durante debate na TV Master

A candidata a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pela chapa “Inovação com Inclusão”, Terezinha Domiciano, apresentou as melhores propostas para a instituição durante debate realizado pela TV Master na noite da segunda-feira (11). Primando pela valorização das pessoas, o diálogo, a construção de uma gestão humanizada, eficiente e referenciada, a candidata defendeu uma UFPB mais inclusiva. Entre as propostas apresentadas, Terezinha destacou investimentos nos cursos de graduação e pós-graduação, criação de bolsas para alunos e ampliação do funcionamento do restaurante e residência universitária.
“É importante resgatar a autoestima dos alunos e servidores da UFPB e para isso, vamos garantir a melhoria das condições de trabalho e estudo. A Universidade precisa mudar e nós da Chapa 2, “Inovação com Inclusão”, vamos trabalhar de forma participativa, envolvente, tronando a UFPB cada vez mais inovadora e referenciada”, observou a candidata, defendendo que a instituição tem um papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo e por isso, deve participar diretamente dos debates que envolvam a Paraíba.

A candidata defendeu uma Universidade inclusiva, partindo do princípio de que todos os Campi e pessoas fazem parte da mesma instituição. “Vamos garantir nos Campi fora de sede mais oportunidades para o crescimento de cada um deles. É preciso mais respeito. Não podemos ter distinção com os Campi que estão instalados fora da sede. Essa é uma mesma instituição e precisa ser fortalecida e respeitada”, afirmou.

Durante o debate, Terezinha Domiciano demonstrou preocupação com as taxas de evasão e defendeu mais investimentos para manter os alunos em sala de aula. Para isso, disse que vai destinar recursos próprios da Universidade para atender os alunos em vulnerabilidade social, incluindo os estudantes dos cursos de pós-graduação. “Sobretudo, temos que fazer uma reformulação da academia, com reformulação de cursos com inovações tecnológicas para tornar a Universidade um espaço agradável e atrativo”, disse.

Para a candidata, é preciso trabalhar de forma constante junto aos programas de pós-graduação e os seus coordenadores, no sentido de fazer com que esses programas atinjam notas mais altas na avaliação da Caps, uniformizando todos os cursos. “Para isso, é fundamental termos mais investimentos em laboratórios, fazendo as reformas necessárias, garantindo a melhor utilização dos espaços com equipamentos modernos”, destacou, lembrando que o trabalho acontecerá com muito diálogo e de forma ordenada junto com todos os coordenadores.

Residência e Restaurante – Ao lembrar que foi a primeira presidente da Residência Universitária no Campus de Patos, Terezinha Domiciano defendeu a expansão e modernização das residências e do restaurante universitário. Para ela, é possível avaliar a abertura do restaurante para toda a universidade acadêmica com refeições a preços acessíveis, garantindo, ainda assim, o fornecimento da alimentação para os estudantes em vulnerabilidade social.

Terezinha ainda defendeu a elaboração de um novo Plano Diretor para a Universidade, observando os próximos 20 anos. “Temos que observar a nossa instituição e prepará-la para o futuro. Vamos, dentro dessa perspectiva, dar continuidade a todas as 46 obras paralisadas para que a comunidade possa usufruir de cada uma delas. Nossa meta é trabalhar com planejamento estratégico visando a melhoria dos espaços com acessibilidade. É inadmissível a UFPB não ter, por exemplo, plataformas elevatórias. Vamos mudar essa realidade”, garantiu.

Participaram do debate pela chapa “Inovação com inclusão” a professora Terezinha Domiciano que tem como vice-reitora a professora Mônica Nóbrega; o professor Isac Medeiros e a candidata a vice-reitora professora Regina Celi pela chapa “UFPB em primeiro lugar”; e pela chapa “Orgulho de ser UFPB” o professor Valdiney Gouveia com Liana Filgueira Albuquerque como candidata a vice-reitora.

Assessoria

Deixe um comentário