Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeito ressalta em ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe a importância de se imunizar

Até as 17h deste sábado (12), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) mantém 110 postos de imunização distribuídos pela cidade dentro da mobilização do ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os locais incluem ainda as unidades de saúde da família (USF) e os postos móveis.

Para receber a população, a PMJP preparou uma estrutura na Praça da Paz, nos Bancários. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, esteve presente no evento e, como farmacêutico, profissional da área de saúde, também se vacinou. “Estamos fazendo esse chamamento durante todo o dia de hoje para que os grupos considerados prioritários tenham a oportunidade de se vacinarem e prevenirem contra a gripe. Então, podem vir à Praça da Paz ou a uma unidade de saúde da família perto de suas casas”, afirmou o prefeito.

Mais de 1,1 mil profissionais estão trabalhando na ação durante todo o dia de hoje. As doses protegem contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

D R T R J . 15855 Ivomar Gomes Pereira.

“É uma mobilização nacional, na qual estamos inseridos e por isso todos os nossos postos estão abertos, além dos pontos extras de vacinação. A campanha ainda segue, mas aquelas pessoas que não têm tempo de irem a um posto durante a semana, podem aproveitar o dia de hoje. Pois é através da vacina que nos protegemos das doenças e dos agravos”, disse Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta de Saúde.

A funcionária pública Priscila Batista levou o filho de dois anos para tomar a vacina na Praça da Paz, neste sábado. Para ela, é fundamental manter o cartão de vacinação do filho atualizado. “Acho que a vacina é importante para a saúde do meu filho”, comentou. O aposentado Valdemar Soares também foi até o espaço montado pela prefeitura com a esposa para se manter imunizado. “Todos os anos procuro um ponto de vacinação para me proteger contra a gripe”, disse.

D R T R J . 15855 Ivomar Gomes Pereira.

Assim como eles, a farmacêutica Andresa Mendes aproveitou a oportunidade para receber a vacina. “Eu acho que a saúde começa com a prevenção. Então, eu adorei a ideia de trazer a campanha para um local de grande movimento, proporcionando um acesso mais fácil para as pessoas”, disse.

Campanha – A campanha teve início no dia 23 de abril e segue até o dia 1º de junho, com a meta de imunizar aproximadamente 176 mil pessoas na Capital, o que corresponde a 90% da população considerada grupo prioritário.

Para ter acesso à vacina, os grupos prioritários devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. São considerados grupos prioritários idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e integrantes do sistema prisional.

Ao longo da campanha serão disponibilizadas 196 mil doses da vacina. Para ser vacinado, o usuário deve, no momento da imunização, comprovar que estar inserido em um dos grupos.

Saiba onde estão os postos móveis e os horários de funcionamento para este sábado:

Praça da Paz – Bancários (das 9h às 16h)

Supermercado Extra – Epitácio Pessoa (das 8h às 17h)

Shopping Manaíra (das 10h às 17h)

Shopping Mangabeira (das 10h às 17h)

Shopping Tambiá (das 9h às 17h)

Supermercado Atacadão (das 8h às 17h)

Deixe um comentário