O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), evitou antecipar qualquer definição sobre o posicionamento do partido nas eleições presidenciais de 2026. Questionado se o Republicanos apoiará a reeleição do presidente Lula (PT) ou seguirá outro caminho, Motta afirmou que o tema ainda está sendo debatido internamente e que qualquer decisão será tomada com cautela.
“O nosso partido tem discutido isso de maneira muito responsável. Não há ainda um alinhamento. O Republicanos é um partido de centro-direita, tem o governador de São Paulo em seus quadros, tem dentro do partido integrantes que defendem o presidente Lula, mas penso que essa definição deve ficar para o ano que vem”, declarou.
Em nível nacional, o Republicanos sinaliza a possibilidade de lançar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, à Presidência da República em 2026. Tarcísio é visto como um nome competitivo e tem sido considerado uma das principais apostas do Centrão para enfrentar Lula na próxima disputa eleitoral.
Ao ser questionado se na Paraíba apoiaria a reeleição de Lula, o parlamentar reforçou que, no momento, evita qualquer movimento que possa interferir no funcionamento da Câmara.
“Eu, enquanto presidente da Câmara, tenho que ter a responsabilidade de saber o cargo que hoje ocupo. Qualquer posição política que eu tome a favor ou contra qualquer candidatura nesse momento pode atrapalhar o nosso dia a dia na Câmara”, afirmou.
Desde que assumiu a presidência da Casa, Hugo Motta tem buscado manter uma postura de equilíbrio, dialogando com diferentes campos políticos e priorizando o bom andamento das pautas legislativas. Ele ressaltou que a independência institucional da Câmara é prioridade neste momento.
Foto: Reprodução/Canal Govbr
