Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ruy destaca iniciativas em defesa da causa animal e defende punições mais rígidas para casos de maus tratos

O combate e a prevenção contra a crueldade animal, celebrado durante o abril laranja, foi ressaltado pelo deputado federal Ruy Carneiro ao lembrar das diversas ações em defesa da temática. Entre as principais iniciativas citadas pelo parlamentar, estão a criação do Projeto de Lei que estabelece diretrizes para a garantia do bem-estar animal e a destinação de recursos para construção de equipamentos em João Pessoa, Guarabira e Pedras de Fogo.

“O abril laranja é mais uma oportunidade para reforçar a luta contra o abandono e os maus tratos aos animais, que precisa ser intensificada durante todo o ano. Nosso trabalho vem sendo construído ouvindo as reais demandas de cuidadores independentes, instituições e o Conselho Federal de Medicina Veterinária. Ao longo dessa caminhada, percebemos uma maior conscientização das pessoas, mais ainda é preciso avançar na prevenção, monitoramento e redução dos casos de maus tratos”, defendeu Ruy.

A iniciativa pioneira do deputado, ao inserir a temática no debate político na Paraíba, tem contado com ações práticas, a exemplo das emendas que somam R$ 1,3 milhão para construção e compra de equipamentos do Hospital Veterinário de João Pessoa. Infelizmente, depois de mais de 3 anos de promessas, a Prefeitura ainda não colocou a unidade para funcionar.

“A atuação do poder público está muito atrasada na Paraíba e principalmente em João Pessoa. O Hospital Veterinário da Capital continua sem previsão de abertura, mesmo eu tendo colocado emendas desde 2021. O Centro de Zoonozes também está completamente sucateado, comprometendo a questão do controle populacional e afetando principalmente os problemas relacionados aos animais de rua”, acrescentou.

Ruy ainda tem destinado recursos para serviços de castração e controle das zoonozes em outros municípios paraibanos, à exemplo de Pedras de Fogo e Guarabira. O parlamentar utilizou parte dos recursos do auxílio-mudança para atender a mais de 60 cuidadores independentes em João Pessoa, com a doação de mais de 1,5 tonelada de ração. Ele também é autor do PL que obriga espaços que comercializam animais a terem um médico veterinário responsável pelo ambiente.

Deixe um comentário