Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Deputado Tião Gomes destina emenda de R$ 200 mil para o Memorial da Cruz da Menina, em Dona Inês

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) destinou uma emenda impositiva no valor de R$ 200 mil para a obra Caminhos da Fé na Cruz da Menina, em Dona Inês. Atuando para fortalecer o turismo religioso na região, o parlamentar já conquistou obras e estradas, além de destinar recentemente recursos para o Santuário do Padre Ibiapina.

Localizada na comunidade quilombola de Dona Inês, a Cruz da Menina tem registado um aumento significativo na visitação de romeiros ao longo dos anos, sendo um importante atrativo para o turismo religioso na região. Anualmente, em 1º de novembro, uma procissão parte da Igreja Matriz em direção à Capela da Cruz da Menina, atraindo peregrinos de diversas cidades.

Tião Gomes destacou a importância do investimento.

“É essencial oferecer infraestrutura aos visitantes, especialmente durante eventos religiosos. O Complexo Cruz da Menina, incluindo a capela e o mirante para contemplação do pôr-do-sol, é uma obra que valoriza o turismo religioso no Brejo e Curimataú. O prefeito Antônio Justino vem fazendo um grande trabalho para que os romeiros e romeiras encontrem a estrutura necessária ao chegar na cidade. Junto ao governo do estado e através de nossas emendas parlamentares, estamos conseguindo obras e melhorias para ampliar o turismo religioso na região”, disse Tião.

A Menina e sua Cruz

A história da Cruz da Menina está relacionada a um período de seca e ao calvário de uma família formada por pai, mãe e filha de aproximadamente nove anos, que saiu à procura de melhores condições de vida subindo a Serra do Bilingüin, em direção a Dona Inês.

Após longo percurso sobre rochedos castigados pela alta temperatura, com fome e sede, os três pediram água a um morador, que negou a ajuda. Assim, continuaram a caminhar. A criança não resistiu e acabou morrendo, sendo enterrada ao pé da convergência de grandes lajedos, onde um milagre teria acontecido: do alto da serra minou água e, naquele ponto, esse acontecimento, considerado milagroso pelas crenças populares, levou à construção de uma capela, denominada de Cruz da Menina.

Deixe um comentário