Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Polícia Federal desencadeia operação contra suspeitos de lavagem de dinheiro na Paraíba

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (18) a “Operação Bentonita II”, que tem por objetivo combater a extração e comercialização ilegal do minério que dá nome à ação. A ação conta com apoio da Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental. Foram expedidos 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Campina Grande.

A operação teve início quando investigação realizada pela delegacia de Campina Grande identificou a extração ilegal do minério bentonita no município de Cubati/PB, com posterior venda para empresas beneficiadoras instaladas em Soledade/PB e Cubati/PB. Além disso, também foram coletados indícios de que as empresas poderiam estar utilizando artifícios para dar aparência de legalidade e, assim, revender os bens no mercado nacional a um preço bem abaixo do valor de mercado.

Em agosto de 2022 foi realizada a primeira fase da operação, tendo na ocasião sido apreendidos documentos e celulares, que após serem analisados embasaram a realização desta segunda fase com o objetivo de aprofundar a investigação.
Os investigados responderão pelos crimes de extração/exploração de mineral/matéria-prima da União, com posterior lavagem de ativos e possível organização criminosa.

Deixe um comentário