Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Outubro Rosa: Ruy ressalta projetos voltados para pacientes com câncer e alerta para importância do diagnóstico precoce

As ações de prevenção e combate ao câncer foram ressaltadas pelo deputado federal Ruy Carneiro ao fazer referência ao outubro rosa. No mês de conscientização sobre o câncer de mama, o parlamentar lembrou da criação do projeto de lei que garante o direito a acompanhante aos pacientes submetidos à mastectomia.

“A construção da matéria priorizou a segurança e a garantia de um conforto a mais para quem está enfrentando a luta contra o câncer de mama, principalmente o público feminino. Quem precisa passar pelo procedimento já está fragilizada física e psicologicamente. Nada mais justo do que assegurar esse acompanhamento, principalmente depois de acompanharmos casos recentes de abuso sexual no ambiente hospitalar e registros de violência médica”, defendeu Ruy.

O diagnóstico precoce da doença também foi destacado pelo deputado ao lembrar de outro projeto de lei “A velocidade do diagnóstico e do início do tratamento são determinantes na luta contra o câncer. Por isso, também construí a matéria que determina o prazo máximo de 10 dias para a entrega de exames para pacientes já diagnosticados ou com suspeita da doença. A demanda foi identificada durante as ações realizadas junto às entidades que atuam no segmento”, reforçou.

*Hospitais Filantrópicos e Entidades Sociais*

Recentemente, Ruy destinou emendas para reforma e ampliação do ambulatório do Hospital Napoleão Laureano. A unidade também vai implantar um sistema de energia solar através de recursos destinados pelo parlamentar. O deputado ainda contribuiu com a duplicação da ala de quimioterapia, que passou de 150 para cerca de 300 atendimentos por dia, além de garantir os recursos para a climatização de todos os leitos de enfermaria.

No São Vicente de Paulo, Ruy assegurou as verbas para a construção de 20 novos leitos de UTI. Ele também teve participação direta na ampliação dos centros de hemodinâmica e quimioterapia da unidade.

As emendas para ajudar nas ações de combate ao câncer também tem sido destinadas ao Hospital da FAP, em Campina Grande. Outra prioridade do mandato tem sido o apoio às instituições que dão suporte aos pacientes, a exemplo da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Núcleo de Apoio à Criança com Câncer da Paraíba e Associação Donos do Amanhã.

Deixe um comentário