Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Imprensa nacional aposta em candidatura própria do PT à Prefeitura de João Pessoa

Uma notícia veiculada na Revista Veja, afirmou a busca por protagonismo do Partido dos Trabalhadores nas grandes cidades do País, entre elas, João Pessoa. A matéria diz que o partido investe pesado para recuperar o terreno perdido nas eleições municipais, quando a  série de fracassos nas disputas chegou ao ápice em 2020, quando o partido não conquistou nenhuma capital.

Agora, com Lula de novo no poder, espera reeditar 2004 e voltar aos tempos de glória. Mais do que um resgate dos anos dourados, porém, a eleição de 2024 é estratégica para o PT e para o governo. Por um lado, o partido espera se valer dos benefícios de comandar a máquina federal e angariar votos com os programas sociais e outros investimentos da União, em especial as obras do Novo PAC, além de surfar na imagem de sua principal estrela, Lula.

Embora queira retomar protagonismo nas grandes cidades, o PT não faz estimativas de quantas prefeituras pretende conquistar, nem tem a pretensão de ter nome próprio em todas as disputas. A ideia, por ora, é lançar candidatos em doze ou treze capitais, especialmente no Nordeste, onde é forte o apoio a Lula — é quase certo que haverá petistas na cédula em João Pessoa, Fortaleza, Natal, Teresina, Maceió e Aracaju. A estratégia também inclui uma difícil tentativa de triunfar no Centro-Oeste, região na qual Jair Bolsonaro venceu Lula por uma margem significativa na eleição (60% a 40%).

“Por incrível que pareça, hoje boa parte das nossas candidaturas que têm viabilidade está na região. Possivelmente em Goiânia, Cuiabá e Campo Grande tenhamos candidaturas do PT”, diz Costa. Com exceção da capital de Goiás, comandada pelo partido por três mandatos, as outras duas nunca tiveram um prefeito petista.

Veja

Deixe um comentário