Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Lula defende voto secreto dos ministros do STF: “A sociedade não precisa saber”

Após a insatisfação da esquerda com os votos do ministro Cristiano Zanin, do STF, o presidente Lula (foto) defendeu nesta terça-feira (5) o sigilo dos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o petista afirmou que a sociedade “não tem que saber” como votam os ministros da Suprema Corte.

“A sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte. Sabe, eu acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber. Votou a maioria 5 a 4, 6 a 4, 3 a 2. Não precisa ninguém saber foi o Uchôa que votou, foi o Camilo que votou. Aí cada um que perde fica com raiva, cada um que ganha fica feliz”, afirmou.

“Para a gente não criar animosidade, eu acho que era preciso começar a pensar se não é o jeito de a gente mudar o que está acontecendo no Brasil. Porque do jeito que vai, daqui a pouco um ministro da Suprema Corte não pode mais sair na rua, não pode mais passear com a sua família, sabe, porque tem um cara que não gostou de uma decisão dele”, acrescentou.

Apesar da declaração, o petista não explicou como seria o novo modelo de votação da Corte para que a sociedade não soubesse como votou cada ministro.

Indicado por Lula no primeiro semestre para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no STF, Zanin tem sido criticado dentro do PT e do governo federal por não estar alinhado às teses do presidente, de quem foi advogado na Lava Jato. Nas redes sociais, ele tem sido pressionado por ter dado votos considerados conservadores em temas como a descriminalização da maconha.

Em resolução divulgada no dia 30 de agosto, a Executiva Nacional do PT fez críticas veladas ao magistrado.

Deixe um comentário