Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ruy pede educação de qualidade após IBGE apontar maior taxa de analfabetismo do país

 Os péssimos indicadores educacionais de João Pessoa e os constantes destaques negativos na no cenário nacional foram criticados pelo deputado federal Ruy Carneiro. De acordo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a capital paraibana possui a maior taxa de analfabetismo entre todas as regiões metropolitanas do país.

Ruy afirmou que as denúncias e problemas registrados nas unidades educacionais do município comprometem o aprendizado. “Os números do IBGE são apenas um reflexo das escolas fechadas, estruturas caindo aos pedaços, falta de fardamentos e reformas que nunca terminam. João Pessoa precisa de educação de qualidade, políticas públicas eficientes e uma gestão diferente”, ressaltou.

O deputado ainda afirmou que condições de ensino precárias comprometem o futuro dos estudantes. “É na formação de base onde os alunos começam o processo de aprendizado. Quando esse trabalho é precário, como em João Pessoa, fica bem mais difícil reverter”, concluiu.

O relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua mostra que 8% dos habitantes da capital paraibana e da região metropolitana não sabem ler e escrever. O percentual representa cerca de 84 mil pessoas com idade superior a 15 anos.

Os índices de João Pessoa também refletiram no péssimo resultado do estado. Segundo o IBGE, a Paraíba tem a terceira maior taxa de analfabetismo do Brasil. O estado possui 13,6% de analfabetismo entre população acima de 15 anos, ficando atrás apenas de Piauí com 14,8% e Alagoas com 14,4%.

Deixe um comentário