Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cícero Lucena assina ordem de serviço para reestruturar 50 casas de famílias vulneráveis

A Prefeitura de João Pessoa vai iniciar mais um projeto na área habitacional, cujo objetivo é beneficiar famílias que já têm uma moradia, mas a casa está em condições precárias de habitação. Por isso, o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra assinaram a ordem de serviço para reestruturação de 50 residências. O ato faz parte do programa ‘Cuidar do Lar’, que vai beneficiar duas mil famílias no total. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (19), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

“Este é um olhar diferenciado que se preocupa desde a identificação de famílias com casas que precisam de reformas estruturantes e que agora vão ter qualidade de vida”, destacou o prefeito. Na oportunidade, Cícero ainda anunciou o planejamento para reforma futura nos condomínios Esperança, Solidariedade e da Paz.

O Programa será executado com recursos próprios do Município e vai atender famílias com renda de até dois salários mínimos. O projeto atende famílias que já têm uma moradia, mas a casa está com problemas de infraestrutura, e cujos donos não têm condições de fazer os reparos necessários por falta de condições financeiras. É neste ponto que a Prefeitura entra, fazendo a intervenção necessária para que o imóvel volte a ter condições de habitabilidade.

Após ser lançado pelo prefeito Cícero Lucena, foram abertas inscrições, seguidas por visitas dos técnicos e engenheiros aos imóveis. Esses profissionais fizeram os relatórios e os casos mais graves, onde as casas apresentavam a pior condição de habitação, foram selecionados nessa primeira etapa.

A secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, explicou que no trabalho cotidiano, as equipes da Semhab perceberam que existiam, em vários bairros, famílias habitando em moradias em condições precárias porque não tinham condições financeiras para fazer reforma e nem tinham a titularidade do imóvel. O Programa vai beneficiar famílias em bairros como Mandacaru, Jardim Veneza, Nova Mangabeira, Indústrias, Valentina de Figueiredo, Cruz das Armas e Costa e Silva.

Dona Iraneide Ramos, de 70 anos, é moradora do Muçumago e diz que a obra é tudo na sua vida. “Esperei muito. Não tinha como reformar a casa e as condições são lamentáveis. Chove mais dentro do que fora, fossa cheia. É uma alegria conseguir, aos meus 70 anos, essa benção na minha vida”, afirmou.

“Combater o déficit habitacional tem sido uma das metas estabelecidas pela Prefeitura. A atual gestão já entregou mais de duas mil moradias e também já beneficiou cerca de 1.500 famílias com a escritura do imóvel, através do Programa de Regularização Fundiária, bem como concedeu a isenção do pagamento do ITBI para famílias que adquiriram uma moradia através de financiamento no mercado imobiliário”, ressaltou a secretária de Habitação, Socorro Gadelha.

O deputado federal Mersinho Lucena destacou a grandiosidade dessas obras na vida de quem vive em ambiente com problema estrutural e anunciou novos investimentos. “Teremos mais R$ 32 milhões liberados para a construção de 200 unidades habitacionais na Comunidade do S”, destacou.

Ainda estiveram presentes no evento o deputado estadual João Gonçalves, o vereador Bruno Farias, que representou os demais parlamentares municipais no local de honra, o secretário-executivo da Habitação, Beto Pirulito, entre outros auxiliares da gestão municipal.

Deixe um comentário