Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Deputado propõe criação de Frente Parlamentar em combate à Pirâmide Financeira e Crimes Contra a Economia Popular

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) apresentou requerimento à Mesa da Câmara Federal propondo a criação da Frente Parlamentar Mista em combate à Pirâmide Financeira e Crimes Contra a Economia Popular. O objetivo da medida é criar um debate permanente no Parlamento para encontrar soluções adequadas para esse grave problema.

Segundo Mersinho Lucena, é necessário um endurecimento da lei para aqueles que continuam criando pirâmides financeiras com o objetivo de atacar a economia popular, praticar crimes contra o sistema financeiro, sonegação fiscal, evasão de divisas e outros crimes já previstos na legislação.

“Ao mesmo tempo, essa Frente servirá de canal direto com a população brasileira para que a Câmara do povo seja instrumento de denúncia, averiguação e encaminhamentos legais pra coibir essa prática e ter as punições necessárias para quem pratica esse tipo de crime”, ressaltou o parlamentar.

Mersinho explicou que com a velocidade das informações, cada vez mais o Brasil enfrenta o surgimento de pirâmides em todos os estados brasileiros. “Um problema onde a impunidade tem prevalecido. Bilhões de reais foram investidos por milhões de brasileiros e a punição para esse tipo de crime na maioria das vezes é irrisório”, destacou.

As pirâmides financeiras foram popularizadas na década de 20 nos Estados Unidos pelo italiano Charles Ponzi, que oferecia na época, 50% de lucro em 45 dias, e lesou mais de 17.000 pessoas naquele período.

Os métodos são os mesmos importados de 1920, porém a velocidade e o número de brasileiros lesados aumentam a cada ano em uma proporção avassaladora.

Deixe um comentário