Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Fiocruz aponta alta nos casos de Síndrome Respiratória por Covid na PB

A Paraíba está entre os estados onde foi constatado o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pela Covid-19. O dado faz parte de um estudo divulgado nesta sexta-feira (18) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além da Paraíba, a doença está em ritmo de crescimento em Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo

O boletim destaca ainda que a doença corresponde a 47% das infecções respiratórias diagnosticadas nas últimas quatro semanas, com tendência de alta.

A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde, até o dia 14 de novembro. Para o pesquisador da Fiocruz e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, o cenário reforça a importância de a população atualizar o esquema vacinal contra a doença.

Taxa de transmissão da Covid-19 em alta na Paraíba

A análise feita pela Universidade Federal da Paraíba sobre a taxa de transmissibilidade da Covid-19 está em alta no estado. A Estimação do Número Reprodutivo Efetivo mostra que a cada 100 pessoas diagnosticadas com a doença no território paraibano,  361 são infectadas.

O mapa abaixo mostra que o número mostra uma tendência de alta dos casos confirmados. Na média móvel, quando são observados os últimos 14 dias, mostra-se que a taxa de R(t) está em 1,7, o que também pode preocupar as autoridades de saúde.

Se o índice for maior que um, o cidadão é capaz de infectar outra pessoa. Por exemplo, se a taxa estiver em 1,55, 100 cidadãos contaminados podem repassar o vírus para 155 pessoas, como explica a pesquisa a seguir:

Se Rt<1, ou seja, se cada indivíduo infeccioso causa, em média, menos do que uma nova infecção, então os níveis de contágio da doença irão decair e a doença irá, eventualmente, desaparecer;

Se Rt=1, ou seja, se cada indivíduo infeccioso causa, em média, exatamente uma nova infecção, então os níveis de contágio da doença permanecerão etáveis e a doença se tornará endêmica;

Se Rt>1, ou seja, se cada indivíduo infeccioso causa, em média, mais do que uma nova infecção, então a doença se propagará na população e poderá haver uma epidemia;

Internações em alta

A alta dos casos de Covid-19 tem sido perceptível com o aumento também das internações em decorrência da doença. Ontem, uma reportagem do Portal MaisPB mostrou que a maior parte das internações por Covid-19 na Paraíba está concentrada na faixa etária dos 65 anos. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 34 internações nas unidades de saúde no estado.

Além deste público, também há casos em outras faixas de idade. Na faixa etária dos zero a cinco anos, há três internações; oito na faixa etária dos 19 a 30 anos; 21 na faixa etária dos 31 a 49 anos; e sete na faixa etária dos 50 a 64 anos.

Não há internações na faixa etária dos seis a 18 anos. Em relação ao perfil dos pacientes, a SES informou que o número de casos está bem dividido entre homens e mulheres.

Deixe um comentário