Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Daniella Ribeiro participa de reuniões da COP27

A senadora Daniella Ribeiro participa, neste domingo (13/11), de uma reunião de parlamentares na 27a. Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que acontece em Sharm el-Sheikh, no Egito, até o dia 18. A missão oficial deverá contar com um grupo de 12 senadores brasileiros.

A reunião dos parlamentares é organizada pela União Interparlamentar e a Câmara dos Representantes do Egito. “Vamos debater as medidas urgentes para enfrentar a crise climática além de conhecer experiências de outros países”, disse a senadora.

A agenda começa na manhã deste domingo com o painel “Vozes da Linha de Frente”. O foco do debate será a urgência de enfrentar a crise climática. Também serão apresentadas as últimas descobertas científicas que apontam o que precisa ser feito para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius, como está definido no Acordo de Paris, adotado em 2015.

Os parlamentares de vários países altamente vulneráveis vão compartilhar as suas experiências e descrever como é viver na linha de frente das mudanças climáticas
Ainda na manhã deste domingo, a senadora estará na sessão sobre “Ação Climática e Desenvolvimento Sustentável: como os parlamentos podem abordar as interações para um mundo mais resiliente?”

Nesta sessão, os parlamentares vão debater sobre ação climática e o desenvolvimento sustentável. O debate abordará os desafios específicos de desenvolvimento de segurança alimentar, deslocamento, conflito e estados frágeis de energia e sua relação com as mudanças climáticas.

A primeira sessão da tarde deste domingo terá como tema “Priorizando a Transparência para a Justiça Climática”. Os parlamentares vão discutir sobre o fracasso dos países desenvolvidos e com alta emissão de gases em cumprir suas promessas de fornecer amplo financiamento climático e transferência de tecnologia para países em desenvolvimento e mais vulneráveis.

Também devem definir maneiras de promover e incentivar que países desenvolvidos podem desempenhar seu papel na luta contra as mudanças climáticas.

A última sessão tratará sobre “Aumentar a ambição e acelerar a transição para energia limpa: O papel do parlamento para alimentar de forma sustentável o nosso futuro”. Nesta reunião, os parlamentares vão tratar sobre a necessidade de aumentar as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

O debate terá como foco a importância crítica de acelerar a transição para energia limpa para alcançar os objetivos do Acordo de Paris e promover o desenvolvimento sustentável. Os parlamentares serão informados sobre práticas inovadoras de energia renovável desenvolvidas em vários países.

A COP27 prossegue até sexta-feira (18/11). Neste ano, os organizadores definiram como meta sair das negociações e “planejar a implementação” de todas as promessas que já foram feitas em outras conferências. A senadora Daniella Ribeiro retornará ao Brasil nesta semana.

Assessoria de imprensa
Daniella Ribeiro – Presidente estadual do PSD/PB
@daniellasenadora

Deixe um comentário