Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados, diz Paraná Pesquisas

Levantamento do Paraná Pesquisas sobre o segundo turno da corrida presidencial, divulgado nesta quinta-feira (20), mostrou o candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, com 46,9% das intenções de voto. O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), estava com 44,5%. A margem de erro geral da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que indica um empate técnico entre os dois.

Em relação à pesquisa da semana passada, o petista oscilou 0,7 ponto percentual para baixo e Bolsonaro subiu 0,4. Considerando apenas as intenções de votos válidos (excluídos aqueles que disseram votar em branco, nulo e os indecisos), Lula tinha 51,3% e Bolsonaro, 48,7%.

Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 30 de setembro, dois dias antes do primeiro turno das eleições, o Paraná Pesquisas mostrava que Lula tinha 47,1% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos) e que Bolsonaro tinha 40%. A margem de erro era de 2,2 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou o seguinte cenário: Lula fez 48,43% dos votos válidos e Bolsonaro, 43,2%. O instituto foi um dos que mais se aproximou do resultado das urnas, embora um ponto fora da margem de erro para o candidato à reeleição. A maioria das empresas que realizou pesquisas na véspera, porém, não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita.

Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada – votos totais)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 46,9%
Jair Bolsonaro (PL) – 44,5%
Nulo/branco/nenhum – 5%
Não sabe/não respondeu – 3,6%

Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada – votos válidos)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 51,3%
Jair Bolsonaro (PL) – 48,7%

Intenção de voto para a Presidência da República (espontânea)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 42,8%
Jair Bolsonaro (PL) – 40,2%
Nulo/branco/nenhum – 5,4%
Não sabe/não respondeu – 11,5%

Metodologia da pesquisa
Levantamento do Paraná Pesquisas, feito com recursos próprios do instituto, entrevistou 2.020 eleitores em todo o Brasil, entre os dias 15 e 19 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-02276/2022.

 

Deixe um comentário