Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Mesmo com intervenção da Direção Nacional do PT, Anísio Maia registra candidatura à Prefeitura de João Pessoa no sistema do TRE-PB

O deputado estadual Anísio Maia decidiu não cumprir a determinação do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores e registrou a chapa para a disputa eleitoral. O nome dele, ao lado do candidato a vice, Percival Henriques (PCdoB), já consta na lista dos candidatos a prefeito de João Pessoa, disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O movimento de Anísio Maia ocorre em meio à pressão nacional para que o partido, na capital, retire a candidatura própria e apoie a postulação do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB). O acordo feito entre petistas e socialistas, através de Brasília, foi para que o PT indicasse o vice do ex-gestor. O nome ainda não foi oficializado, porém, isso tem que ser providenciado até o dia 26, último dia para o registro das candidaturas.

É importante lembrar que mesmo com a intervenção, Anísio continua como candidato até que o registro dele seja julgado e, eventualmente, indeferido. Neste período, ele pode participar de todas as atividades, mesmo que haja pedido de impugnação da candidatura dele. O registrou ou não da candidatura será julgado pelo juízo da 1ª Zona Eleitoral, com sede em João Pessoa.

A Justiça Eleitoral prevê que após o registro das candidaturas, o Ministério Público Eleitoral, partidos e candidatos terão cinco dias para contestar os pedidos de registro das candidaturas. Depois disso, o juiz vai decidir sobre as condições de inelegibilidade dos candidatos.

PCO

O mesmo vale para o candidato do PCO, Camilo Duarte. O partido pediu o registro da candidatura, porém, a sigla está com o registro suspenso. Isso ocorreu por não ter atendido convocação da Justiça Eleitoral para a apresentação do CNPJ da agremiação. Os dirigentes do partido dizem que apresentaram nova documentação e esperam a regularização da sigla.

Blog do Suetoni

Deixe um comentário