Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Sedurb intensifica fiscalização, orienta comerciantes e evita aglomerações em mercados públicos

Em continuidade a ação realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), de fiscalizar, orientar comerciantes e a população e evitar aglomerações, foi realizada neste sábado (16), a desinstalação de bancas de feiras livres na Feira de Oitizeiro, do Grotão e Mercado Central. A ação teve o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), da Vigilância Sanitária, da Guarda Civil Municipal e da Policia Militar e visa dar cumprimento ao decreto da PMJP, que suspende, temporariamente, as feiras livres, para evitar pontos de aglomeração de pessoas e diminuir os riscos de transmissão do vírus Covid19.

Segundo Edízio Peixoto, chefe de Gabinete da Sedurb, o trabalho deste sábado se concentrou por setores na Feira de Oitizeiro, do Grotão e Mercado Central, mas a ação está sendo implementada nas demais feiras livres da cidade, inclusive nas que acontecem em torno de mercados, e envolveu um contingente em torno de 100 pessoas das secretarias e órgãos parceiros. “Essa ação já vem sendo realizada durante a semana nesses mesmos mercados, incluindo também os mercados e feirinhas de Mangabeira, o Mercado do Valentina, do bairro dos Estados e Grotão, como também na feira do Jaguaribe, por exemplo, que só acontece nas quartas-feiras, mas também está suspensa”, complementou Edízio Peixoto.

A Sedurb também avalia de maneira positiva a situação do Mercado Central após a ação ocorrida na quarta-feira (13), com a retirada das bancas de feira livre. “Recebemos várias fotos e vídeos de populares mostrando o mercado sem pontos de aglomeração de pessoas, cumprindo as medidas de combate à Covid-19. Com as feiras livres, esse controle do fluxo de pessoas se tornava inviável, por isso a suspensão temporária das feiras se fez necessário”, destacou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

A ação em Oitizeiro neste sábado (16) foi tranquila, tendo em vista a comunicação prévia da fiscalização. “A operação prossegue amanhã (neste domingo, dia 17) em Oitizeiro e no Grotão, com apoio das secretarias e órgãos parceiros, porque nesses locais costumam ter feiras aos domingos”, destacou Edízio Peixoto.

A ação para fazer cumprir o decreto da PMJP teve inicio no último domingo (10), com visita das equipes da PMJP orientando os feirantes, e a população, sobre a necessidade de diminuir o fluxo de pessoas e de evitar aglomerações, como também informando aos comerciantes que os serviços essenciais, de vendas de frutas, verduras e açougue, poderiam permanecer funcionando apenas em boxes, onde é possível haver um controle do fluxo de pessoas e da disponibilização e uso de máscaras e de álcool gel por parte de funcionários e de consumidores, de acordo com as medidas especificadas no decreto municipal.

Em alguns mercados já se observa que comerciantes e consumidores estão se adequando bem às medidas de prevenção à Covid-19, como é o caso de Mangabeira, Torre, Tambaú e Mercado do Peixe, por exemplo. “As nossas equipes estão constatando nas fiscalizações diárias que as pessoas estão preocupadas em seguir as orientações nesses locais. Todos de máscara, mantendo um distanciamento adequado, controlando o fluxo de pessoas nos corredores e os comerciantes fornecendo álcool gel”, reiterou Zennedy.

O decreto – Como forma de evitar aglomerações, o decreto estabelece a suspensão temporária das feiras livres, podendo os mercados funcionar com os serviços considerados essenciais, com venda de frutas, verduras e açougue, mas não é permitida a abertura de outros tipos de estabelecimentos nas dependências dos mercados. O decreto do último sábado está disponível no endereço: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/semanariooficial/

Deixe um comentário