Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Luciano Cartaxo anuncia prorrogação do isolamento social por mais 15 dias em João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), anunciou nesta quinta-feira (30), durante entrevista coletiva, a prorrogação do decreto das medidas de isolamento social por mais 15 dias na capital. O decreto municipal se encerra no dia três de maio e será estendido até 18 de maio. As medidas continuam as mesmas do decreto vigente.

De acordo com o prefeito, o números de casos em JP aumentaram e justificaram a decisão. Segundo ele, o mês de maio será o mais difícil. “Teremos dias mais duros em maio. Será mais difícil que março e abril. Os dados científicos apontam nessa direção. Não dá para abrir as portas no momento em que os números aumentam. O isolamento social é a nossa vacina”, justificou.

Cartaxo ressaltou que entende a insatisfação da população diante da quarentena, mas reafirmou que as medidas são necessárias para evitar mais mortes. “Ninguém gostaria de tomar medidas tão dura como as que estamos tomando. Ninguém gostaria de ver o comércio, as lojas e a cidade praticamente paralisada, mas é fundamental para salvarmos vidas”, esclareceu o prefeito.

Os serviços considerados essenciais, como bancos, casas lotéricas, supermercados, postos de gasolina continuam abertos. Já as escolas, academias, shoppings, cinema, teatro, feitas, bares, restaurantes, lojas, clínicas de estética e transportes públicos permanecem fechados por mais duas semanas. Em relação ao ônibus, permanecerá as linhas específicas para profissionais da saúde.
USO DE MÁSCARAS
O decreto recomenda que a população faça uso de máscaras sempre que sair de casa, como mais uma medida preventiva a ser adotada. Haverá a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção para quem trabalha no estabelecimento. A exemplo do anterior, o documento também prevê fiscalização nos mercados, determinando o controle de acesso a uma pessoa da família por vez, salvo em condições especiais.

Bancos e lotéricas devem cumprir medidas de proteção aos funcionários e clientes, mantendo a distância de 1,5m entre as pessoas. “A vida vem primeiro. Precisamos fazer um grande pacto para continuar salvando ainda mais pessoas. O isolamento social tem sido uma realidade no mundo inteiro, sendo fundamental nos resultados alcançados. Estamos dialogando com vários segmentos para que sejam feitos os estudos de uma possível reabertura gradual. Mas precisamos fazer isso no tempo certo, com toda segurança”, disse o gestor.

Rede de Saúde 

Hoje no Hospital Santa Isabel, a cidade de João Pessoa conta com uma rede formada por 128 leitos para atendimento ao novo Coronavírus. Além de outras ampliações previstas na rede hospitalar, o número de leitos para atendimento à Covid-19 deve crescer ainda mais com a entrega do Hospital ProntoVida. As obras físicas serão concluídas até o dia 5 de maio e no dia 11 os primeiros leitos já estarão à disposição da rede para receber pacientes. Na nova unidade hospitalar, serão 82 leitos de enfermaria e 32 leitos de UTI, totalizando mais 114 leitos. “Cada novo leito aberto é uma grande conquista. As dificuldades são muitas. Estamos enfrentando uma concorrência mundial por equipamentos e insumos”, disse o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Projeções – Com 499 casos registrados na Capital paraibana, as projeções realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicam que os números poderiam ser muito maiores se as medidas de isolamento social não tivessem sido adotadas pela Prefeitura de João Pessoa antes do registro dos primeiros casos. Até hoje, morreram 32 pessoas na cidade vítimas da Covid-19, mas este número seria mais de seis vezes maior se a cidade não tivesse em isolamento. A necessidade por leitos de UTI também cresceria 139%, sobrecarregando a rede hospitalar que, até o momento, vem se preparando e tendo capacidade assistencial superior à demanda, tanto nos leitos de UTI como de enfermaria.

Deixe um comentário