Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeitura de JP define estratégias para proteção das pessoas em situação de rua e idosos contra a Covid-19

Centro Administrativo Municipal em Água Fria

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está tomando medidas para maior proteção das pessoas em situação de rua perante a pandemia de Coronavírus.

“Nossa meta é que a população tenha todo o apoio e as condições de se prevenir do coronavírus. Enquanto secretaria, vamos dar todas as condições para que essas pessoas fiquem protegidas e com seus direitos garantidos”, destacou Diego Tavares, secretário de Desenvolvimento Social.

Segue abaixo a descrição de todas as medidas tomadas até o momento.

1) Lançamento de edital voltado às Organizações da Sociedade Civil (OSC) para serviços de acolhimento de idosos em Instituições de Longa Permanência, cujo montante previsto de investimento é de R$600 mil, que podem utilizar os recursos também para ajudar na prevenção ao coronavírus junto à população idosa, com a aquisição de máscaras, luvas, materiais de limpeza e álcool em gel;

2) Os serviços do Centro Pop tiveram suas atividades de alimentação e banho reforçadas, assim como a higienização do local. A distribuição de café da manhã e a disponibilidade do banho continua sendo realizada normalmente;

3) As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes) e Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde estão reforçando seu trabalho. A população em situação de rua terá sua vacinação adiantada, incluindo a H1N1, e também será reforçada a distribuição de kits de higiene pessoal e orientações sobre medidas preventivas para não disseminação de vírus;

4) Nas Casas de Acolhida (crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias) foram tomadas as medidas para isolamento social e os adultos estão saindo apenas quando de absoluta necessidade e reforçada a higienização do local, assim como as orientações sobre a correta lavagem das mãos e outras medidas preventivas;

5) Restaurantes Populares de Mangabeira e da Lagoa:

5.1) O almoço passará a ser distribuído em marmitas a partir desta sexta-feira (20);

5.2) As pessoas dentro do grupo de risco terão um local próprio para se alimentar dentro dos Restaurantes Populares;

5.3) As pessoas em situação de rua receberão as quentinhas sem qualquer custo e também terão um local específico para realizarem sua alimentação dentro dos Restaurantes Populares, respeitando a distância recomendada entre pessoas.

5.4) Os demais usuários dos Restaurantes Populares serão orientados a consumirem sua refeição em local de sua escolha para evitar aglomerações no local.

5.5) Estão sendo reforçadas as medidas de higienização dos Restaurantes Populares para dar maior segurança a funcionários e usuários.

6) As Cozinhas Comunitárias também terão suas refeições distribuídas através de quentinhas nos próximos dias. As famílias também podem optar por levarem seu próprio recipiente para receber a refeição.

Deixe um comentário