O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) admitiu, nesta semana, a possibilidade de o partido não se alinhar formalmente a nenhum pré-candidato ao Governo da Paraíba nas eleições de 2026. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Liga 360 Debate, da TV Norte.
Segundo Ruy, a legenda pode optar por uma postura de neutralidade no pleito majoritário, concentrando esforços na formação de sua própria chapa proporcional.
“O partido pode até não se atrelar a nenhum candidato a governador, pode ficar, vamos dizer, na neutralidade. O partido vai lançar sua chapa de deputado federal e não é obrigado a se coligar. É possível (neutralidade)”, afirmou.
A fala do parlamentar expõe, de forma clara, o momento de divisão interna vivido pelo Podemos na Paraíba. De um lado, o deputado federal Romero Rodrigues defende publicamente o apoio à pré-candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB). Do outro, a família Gadelha, que exerce influência no comando da legenda no estado, tem sinalizado alinhamento com o grupo governista, liderado pelo governador João Azevêdo (PSB).
A posição apresentada por Ruy Carneiro reforça que o partido ainda não fechou questão sobre o palanque estadual e mantém abertas todas as possibilidades, inclusive a de não integrar nenhuma das chapas majoritárias. Nos bastidores, a avaliação é de que a decisão final dependerá do desenho nacional das alianças e da viabilidade eleitoral da chapa proporcional do Podemos.
