Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PF cumpre mandado na casa de suplente de deputado em Sapé na nova fase de operação que investiga fraude no INSS

Screenshot

Na manhã desta quinta-feira (13), agentes da Polícia Federal e auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de um suplente de deputado estadual, em Sapé, durante a nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de fraudes em aposentadorias e pensões do INSS.

De acordo com a PF, a ação integra uma ofensiva nacional que apura a atuação de uma organização criminosa responsável por realizar descontos indevidos em benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas, por meio de associações fictícias ou autorizações forjadas sem o consentimento dos beneficiários.

Ao todo, foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão preventiva em 15 estados e no Distrito Federal, incluindo a Paraíba. As investigações apontam que o grupo movimentou milhões de reais com a inserção de dados falsos em sistemas oficiais, prática de estelionato previdenciário e corrupção ativa e passiva.

Além da residência do suplente em Sapé, a PF realizou buscas em escritórios de representação política e endereços ligados a intermediários suspeitos de facilitar as irregularidades. O investigado é apontado como intermediador de repasses de recursos e facilitador de contatos políticos para o grupo criminoso.

Segundo as autoridades, os crimes investigados incluem inserção de dados falsos em sistemas públicos, organização criminosa, corrupção, estelionato previdenciário e lavagem de dinheiro. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal, e o material apreendido será encaminhado para análise pericial.

Deixe um comentário