O governador João Azevêdo (PSB), criticou nesta segunda-feira (21) as novas taxações dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, afirmando que as medidas não devem ter motivação política. Sem citar diretamente o presidente Lula (PT) ou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Azevêdo destacou que decisões econômicas internacionais precisam ser tomadas com responsabilidade.
“Não dá para aceitar determinados posicionamentos que estão sendo tomados única e exclusivamente em função de política”, disse o governador.
Segundo Azevêdo, as tarifas de importação dos EUA preocupam todos os estados exportadores do Brasil, inclusive a economia da Paraíba. “É um absurdo o que está acontecendo. O país utilizar taxações para discutir política. Infelizmente, é o que a gente está vendo hoje vindo dos Estados Unidos.”
O governador também mencionou que algumas dessas medidas, associadas ao governo do ex-presidente Donald Trump, estão sendo criticadas internamente nos EUA. “Hoje mesmo, uma grande organização comercial norte-americana pediu que o próprio presidente revisse essa condição, porque está gerando problemas sérios na economia americana.”
Azevêdo defendeu cautela nas respostas do Brasil:
“Às vezes as medidas são tomadas no afã de atingir, e não se faz a análise correta. É preciso ter muita calma. Não adianta entrar numa guerra de retaliação comercial, porque isso não vai trazer benefícios para ninguém.”
