Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Lucas destaca leis para combater o suicídio e ressalta necessidade de debate sobre o tema

Autor de duas leis que tratam sobre as ações de prevenção ao suicídio em João Pessoa, o vereador Lucas de Brito (PV) destacou a necessidade da realização de campanhas que tratem o tema de forma clara e educativa. O parlamentar ressaltou o número de mortes autoprovocadas no mundo e salientou que é preciso estimular as pessoas a procurarem ajuda.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de suicídios no mundo chega a 800 mil por ano, sendo uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, os dados do Ministério da Saúde mostram um aumento gradativo, entre 2000 e 2016, de 6.780 para 11.736 casos. “As maiores taxas são registradas entre jovens e idosos. São pessoas que, por algum motivo, são levadas a interromper a própria vida”, lamentou.

O vereador é autor da Lei n° 13.383/17, que institui no Calendário Oficial de Eventos de João Pessoa, o Dia Municipal de Prevenção do Suicídio, sempre a ser comemorado no dia 10 de setembro. Segundo a Lei, nesta data devem ser realizadas atividades, preferencialmente com a orientação e a participação da Associação Paraibana de Psiquiatria, com o objetivo de reduzir as taxas de suicídio no Município.

A Lei n° 13.382/17 também é de autoria de Lucas de Brito e inclui no mesmo calendário a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio denominada Setembro Amarelo. “O objetivo é alertar a população a respeito da realidade do suicídio em João Pessoa, no Brasil e no mundo, bem como suas formas de prevenção”, enfatizou.

Deixe um comentário