Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Com relatório de Efraim, União Brasil expulsa Chiquinho Brazão por suspeita de mandar matar Marielle

Na noite deste domingo (24), o partido União Brasil decidiu expulsar o deputado federal Chiquinho Brazão (RJ). A decisão foi unânime e baseada em um relatório da Polícia Federal que apontou o parlamentar como um dos “autores intelectuais” do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 2018.

Decisão de expulsão de Chiquinho ocorreu por chamada de vídeo
A discussão ocorreu em uma reunião extraordinária por videoconferência, durando aproximadamente cinquenta minutos, e foi desencadeada por uma representação feita pelo deputado federal Alexandre Leite (União Brasil-SP).

Em nota o União Brasil declarou que Chiquinho violou regras do partido
Em comunicado, o União Brasil declarou que a decisão da executiva nacional destacou que Brazão violou pelo menos três condutas ilícitas previstas no artigo 95 do Estatuto do partido: atividade política contrária ao estado democrático de direito, ao regime democrático e aos interesses partidários; falta de zelo no cumprimento de seus deveres relacionados às funções públicas e partidárias; e violência política contra a mulher.

Efraim afirma que envolvimento de Chiquinho gera danos ao partido União Brasil
Durante a reunião, Efraim disse que a manutenção de Chiquinho Brazão na legenda tinha “o potencial real de gerar à agremiação dano maior” do que a sua manutenção nos quadros do partido, “sobretudo tendo em vista que o parlamentar se encontra preso”, por determinação do ministro Alexandre de Moraes.

“A urgência que fundamenta a excepcionalíssima medida de expulsão e cancelamento de filiação cautelares assenta-se nos inabaláveis valores partidários e na necessidade urgente de garantir sua estabilidade e proteção”, afirmou o senador.

Não se pode admitir que pairem dúvidas sobre os valores partidários absolutamente distanciados de qualquer prática ilícita e sobretudo relacionados a quaisquer violências políticas, o que poderia impactar neste momento crucial de filiação e arranjo para as eleições de 2024

Senador Efraim
Efraim ressaltou na conclusão do voto que deve prevalecer “de maneira incontestável” o princípio de “garantir a principal missão constitucional do partido de representar seus eleitores, preservar seus valores e garantir a participação de seus filiados no processo eleitoral”.

O União Brasil destacou em nota que embora filiado, Chiquinho Brazão “já não mantinha nenhum relacionamento com o partido” e havia pedido ao Tribunal Superior Eleitoral autorização para se desfiliar.

O União Brasil repudia de maneira enfática quaisquer crimes, em especial os que atentam contra o Estado Democrático de Direito e os que envolvem a violência contra a mulher. A direção do partido manifesta profunda solidariedade às famílias de Marielle e Anderson.

Delaração do Partido

Deixe um comentário