Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Pacheco considera equivocada fala de Lula sobre Holocausto e cobra retratação do presidente

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cobrou nesta terça-feira, 20, uma retratação do presidente Lula (PT) sobre as falas contra Israel. A crise diplomática foi acentuada depois que o petista fez uma comparação entre a ofensiva militar israelense em Gaza e o Holocausto.

“Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do Presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada, pois o foco das lideranças mundiais deve estar na resolução do conflito entre Israel e Palestina”, disse Pacheco.

Segundo o senador, não é possível compactuar com as declarações do presidente brasileiro. “Não podemos compactuar com as afirmações que compararam a ação militar que está ocorrendo na região neste momento com o Holocausto, o genocídio contra o povo judeu perpetrado pelo regime nazista na Segunda Guerra Mundial”, completou Pacheco.

A declaração do senador é uma reação por parte do Congresso depois das declarações de Lula. No domingo, 18, o presidente petista voltou a atacar Israel e comparou as operações militares na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.

“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula durante entrevista a jornalistas no hotel em que está hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia.

O Antagonista

Deixe um comentário