Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

ANÁLISE: Quem ganha e quem perde com Nilvan fora da disputa em João Pessoa

Não foi nenhuma supresa o anúncio da desistência do comunicador Nilvan Ferreira (PL) da disputa pela Prefeitura de João Pessoa. Essa decisão já vinha sendo amadurecida há algumas semanas. Diante desse cenário, novas configurações serão feitas no cenário da eleição da capital. Nilvan tem espólio político muito forte em João Pessoa e já antecipou que não ficará neutro.

O comunicador tem boa relação pessoal e política com o deputado federal, Ruy Carneiro (Podemos) e deve mesmo apoiá-lo, a não ser que mudanças radicais aconteçam no percurso. É o deputado quem mais fatura com a desistência de Nilvan, pois, certamente, grande parte dos seguidores de Nilvan vai migrar para Ruy. Além disso, é provável  que o deputado conquiste o apoio de cabo Gilberto e Wallber Virgolino.

O mais prejudicado, nesse cenário, é o candidato Marcelo Queiroga (PL). A julgar pelas declarações de Nilvan, o comunicador vai fazer campanha contrária à candidura do PL. Marcelo, que tenta se firmar na disputa, não terá vida fácil com mais um adversário. Além disso, perde em princípio, o apoio de duas grandes lideranças na capital que são cabo Gilberto e Wallber Virgolino, caso a aliança do triunvirato se mantenha. Ainda que não se mantenha, dificilmente, Queiroga terá o engajamento das duas lideranças na campanha. Seriam muitos desfalques para uma candidatura que nasceu dividida, problemática e pouco empolgante.

Para finalizar, pode-se também considerar, mesmo que por vias indiretas, que Cícero termina “ganhando” com a saída da disputa de um forte adversário. Menos uma dor de cabeça para o prefeito enfrentar, principalmente, nos debates.

Deixe um comentário