Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PL e PT devem ter R$ 1,5 bi do fundão para as eleições municipais

O PL de Jair Bolsonaro e PT de Lula devem, juntos, abocanhar aproximadamente um terço do fundão eleitoral de 4,9 milhões destinados pelo Congresso para as eleições municipais deste ano.

O fundão bilionário, o maior para uma eleição regional, foi aprovado pela Comissão Mista de Orçamento e os valores sancionados pelo presidente Lula nesta segunda-feira, 22.

Somente o PL de Bolsonaro vai ganhar em torno de 880 milhões de reais neste ano; o PT de Lula terá disponível 615 milhões para as eleições. O União Brasil, terceiro maior partido da Câmara, terá direito a 537 milhões.

PSD, PP e MDB seguem na lista dos partidos mais bem aquinhoados com o fundão eleitoral, com 433 milhões, 420 milhões e 417 milhões de reais respectivamente.

A divisão dos valores do fundão eleitoral toma como base o tamanho das bancadas do partido na Câmara. Como PL e PT têm as maiores bancadas, os partidos ficam com os maiores valores.

Comparado ao ano de 2020, quando também foram realizadas eleições municipais, houve um aumento de 150% no fundão eleitoral. Naquele ano foram 2 bilhões de reais.

Na fase de elaboração da LDO, os deputados argumentaram que o montante do fundo não poderia ser menor ao do ano passado, que foi de 4,9 bilhões de reais. Em 2022 foram realizadas as eleições gerais.

Durante a tramitação do orçamento, o próprio governo propôs uma quantia bem menor: algo em torno de 900 milhões de reais. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), sugeriu algo em torno de 2,2 bilhões de reais, mas foi voto vencido pela Comissão Mista.

Até mesmo deputados do chamado baixo-clero defendiam um valor menor para o fundão eleitoral, sob a justificativa de que um montante maior daria maior poder aos caciques partidários na hora da divisão dos recursos. O baixo-clero, no entanto, foi voto vencido.

O Antagonista

 

 

Deixe um comentário