Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Paraíba tem recomendação do Ministério da Justiça para uso de câmera corporais em PM’s

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) aprovou nesta sexta-feira (19) uma recomendação para o uso de câmeras corporais pelas polícias em todo o país. A medida não é obrigatória e será remetida ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para aprovação. O passo seguinte será a recomendação para a doção pelos estados. Atualmente, apenas São Paulo, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Santa Catarina fazem uso do equipamento. Equipamentos do gênero já estão sendo testados na Paraíba e após essa fase, devem ser adquiridos.

As discussões sobre a normatização do uso dos equipamentos foram iniciadas em meados do ano passado. O ministro Flávio Dino determinou a análise de medidas que pudessem integrar o processo nacionalmente, com diretrizes sobre tipo de equipamentos que poderão ser usados pelas forças de segurança; formato de captação das imagens; armazenamento dessas imagens e quais quais pessoas terão acesso aos bancos de dados.

O texto aprovado nesta sexta-feira estabelece estas regras gerais. Por elas, os órgãos de segurança pública deverão utilizar sistemas de câmeras que funcionam com acionamento automático. A gravação deverá ser feita durante todo o turno de serviço e armazenada pelo período mínimo de três meses. As gravações deverão ser realizadas em prisões em flagrante, no cumprimento de mandados de prisão e em inspeções de atividades prisionais.

A recomendação prevê que interessados poderão pedir acesso às imagens, como pessoas que sofreram abordagens policiais inadequadas e agentes que forem acusados de abuso de autoridade e que queiram comprovar a legalidade de sua atuação.

De acordo com o presidente do conselho, Douglas Martins, o objetivo da recomendação é reforçar a transparência das ações policiais, obter provas para investigações, proteger a ação policial e auxiliar no controle externo da atividade policial pelo Ministério Público.

“Estamos tratando de uma recomendação. O conselho deliberou em vez de aprovar uma resolução, que teria um caráter mais impositivo, converter em recomendação, que aponta um horizonte do que é desejável”, afirmou.

O CNPCP é um colegiado ligado ao Ministério da Justiça e tem a função de auxiliar na formulação de políticas públicas na área criminal e penitenciária. O grupo é formado profissionais da área jurídica, professores e representantes da sociedade civil.

Blog do Suetoni

Deixe um comentário