Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Contas públicas têm pior desempenho desde a pandemia e fecham 2023 com déficit de R$ 131 bilhões

As contas públicas fecharam o mês de novembro com déficit primário de 37,3 bilhões de reais no mês. No intervalo de 12 meses, o saldo negativo ficou em 131,4 bilhões de reais, equivalente a 1,22% do PIB. Nos 12 meses até outubro, o déficit era equivalente a 1,08% Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 5, pelo Banco Central.

No mesmo período de 2022, o setor público registrou no superávit de 137,9 bilhões de reais em 12 meses encerrados em novembro.

O resultado de 2023 é o pior no acumulado de 12 meses desde 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19. Na ocasião, o acumulado em 12 meses até novembro registrava déficit de 679,11 bilhões de reais.

Gastos em alta
O aumento do rombo nas contas públicas no primeiro ano da nova gestão está relacionado, principalmente, com a alta das despesas autorizada por meio da PEC da transição, aprovada no fim do ano passado.

Com a mudança, o governo obteve autorização para gastar 168, 9 bilhões de reais a mais neste ano e cumprir algumas promessas eleitorais, como a manutenção dos 600 reais do Bolsa Família.

Para tentar evitar uma piora maior das contas públicas, o Ministério da Fazenda focou o ano em medidas que aumentassem a arrecadação, como a autorização de taxar fundos offshore e exclusivos, e a volta do voto de qualidade do Carf. Porém, o desafio para equilibrar as contas em meio a um ano de eleições municipais — e com pressões vindas de dentro do próprio PT — é enorme.

 

Deixe um comentário