Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Gleisi Holfmann diz que fim de reeleição no Brasil é oportunismo e retrocesso

A deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, criticou neste domingo, 17, a proposta de extinguir a reeleição para presidente da República. A medida é defendida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Em publicação no X, o antigo Twitter, Gleisi afirmou que a ideia é “oportunista” e representa “um retrocesso”.

“Mesmo que seja para valer só a partir de 2030, a proposta para acabar com a reeleição de presidentes é oportunista e representa um retrocesso na representação democrática da maioria da população”, escreveu a deputada.

No mesmo post, Gleisi afirmou que a medida criada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1997, ocorreu “em benefício próprio” dos tucanos e que alterar o dispositivo agora “representa um retrocesso”.

“Quando os tucanos criaram a regra da reeleição, em benefício próprio, as tais elites apoiaram e aplaudiram. Quando presidentes do PT foram reeleitos, aí a reeleição virou problema”, acrescentou.

“Desde o golpe contra Dilma, os poderes da presidência vêm sendo reduzidos e até usurpados pelo Congresso, especialmente na execução do Orçamento, que favorece a reeleição da maioria conservadora, em detrimento dos interesses do país.”

A medida é defendida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Recentemente, ele manifestou a intenção de debater uma proposta para estender o mandato de cargosdo Executivo de 4 para 5 anos e acabar com a reeleição no país.

“Daqui a pouco nós vamos discutir a instituição da reeleição no Brasil, a coincidência de eleições, eventualmente passar mandatos de 4 para 5 anos sem reeleição. São ideias postas que atingem o Poder Executivo, mas que também não são uma afronta. São reflexões e deliberações, que é papel do Congresso fazer”, disse.

Para Pacheco, a mudança na legislação que permitiu a possibilidade de reeleição para quem ocupa cargos no Poder Executivo em todos os níveis de governo, não foi boa para o Brasil.

A reeleição foi inserida na Constituição por meio da aprovação de uma PEC promulgada pelo Congresso Nacional em 1997.

“Eu indago: o instituto da reeleição no Poder Executivo fez bem ao Brasil, foi algo bom para o país ou não? Minha percepção é de que não foi bom para o país”, afirmou.

O Antagonista

Deixe um comentário