Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeito Nelinho Costa atinge 92,5% de aprovação em Cacimba de Dentro, de acordo com o Polêmica/AgoraSei

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta terça -feira (10), a primeira matéria da quarta rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.

Para saber quais são os gestores mais queridos do estado, serão quase 100 pesquisas municipais que abrangem a avaliação nos dois primeiros anos de mandato.

A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, em diversas áreas da gestão das prefeituras; isso irá direcionar o futuro das administrações em melhorar ainda mais a vida dos seus habitantes.

Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam a pesquisa no município de Cacimba de Dentro. A pesquisa foi realizada nos dias 4 e 5 de outubro de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 220 na zona urbana e 180 na zona rural.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

O primeiro dado mais importante observado na pesquisa foi a avaliação da gestão, nesta área do levantamento na qual existe a divisão entre ótimo e bom e regular o Prefeito Nelinho Costa atingiu os seguintes índices: Ótimo = 27%, Bom = 42,3 e Regular = 23,2 totalizando 92,5% de aprovação somando os três índices ratificando o ótimo trabalho dos dois primeiros anos do segundo mandato de Nelinho Costa na cidade.

Na área da pesquisa onde é perguntado aos 400 entrevistados, se você aprova ou desaprova a gestão, o Prefeito teve 76,5% de aprovação direta.

 

Foto: Divulgação
A boa administração, a gestão mais eficiente que as anteriores e o trabalho são os principais pontos considerados pelos 306 munícipes que aprovam a administração, como primordiais para o sucesso do mandato de Nelinho Costa.

Nas áreas específicas pesquisadas pelo projeto, as que mais se destacam são: A avaliação das festividades públicas com 75,2% de aprovação; a qualidade da coleta de lixo que atinge 75,8% e a categoria que mais se sobressai no levantamento, são os ótimos números na limpeza de ruas e praças de Cacimba de Dentro que chegam a 79,1% de aprovação perante os 400 entrevistados.

Foto: Divulgação

O sítio “Cacimba de Dentro”, de propriedade de um cobrador de impostos chamado José Rocha, foi implantado no local onde hoje se encontra a cidade que lhe tomou o nome por volta de 1880, sendo o primeiro passo para a povoação do lugar. A origem do nome deve-se ao fato de existirem na propriedade primitiva duas cacimbas de água potável, a “velha” e a “nova”, sendo esta última mais para dentro da mata. Daí o nome com que foi batizada a propriedade e, posteriormente, o povoado.

Até 1923, a propriedade não era vista com bons olhos pelos moradores da região, pois o Sr. José Rocha mantinha sob suas ordens um grande número de homens fortemente armados e que impunham certo clima de pânico nas circunvizinhanças. Tal situação foi se transformando aos poucos, com a chegada de novos moradores, no mesmo ano, procedentes de Araruna. E, dentre eles, o Sr. Pedro Targino da Costa Moreira, considerado o fundador do povoado, sendo responsável pela construção de um mercado público e por abrir uma casa de comércio, além de construir inúmeras casas de moradias, que vendia ou alugava às famílias que ali chegavam.

O povoado passou a ser distrito parte de Araruna por volta de 1937, tendo conseguido sua emancipação política através da Lei 2138 de 8 de junho de 1959, de autoria do então deputado estadual José Maranhão; sendo sua instalação oficial a 27 de setembro do mesmo ano, desmembrando-se do município de Araruna e formando um distrito próprio.


Valdinele Gomes Costa, conhecido como Nelinho Costa, nasceu em 16 de janeiro de 1978 em Solânea. Começou sua carreira política no ano de 2008, sendo eleito Vice-Prefeito na chapa de Edmilson Gomes de Souza. Nas eleições seguintes, disputou a Prefeitura pela primeira vez contra o próprio Edmílson, perdendo o pleito em uma disputa acirrada.


Nelinho voltou em 2016, se tornando Prefeito ao vencer Marcos Firmino em uma eleição decidida nos mínimos detalhes. Costa foi eleito ao atingir 5.420 votos (50,88%) contra 5.232 votos de Firmino (49,12%).

O Prefeito se reelegeu em 2020 em uma nova disputa contra Edmílson Gomes, saindo vitorioso com uma votação mais tranquila que no pleito anterior. Foi o prefeito mais votado da história de Cacimba de Dentro tendo precisamente 6.383 votos (58,41%) contra 4.545 votos (41,59%) de Edmilson.

Nas últimas eleições o Prefeito, apoiou os seguintes candidatos: Tião Gomes (PSB), Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), Pollyanna Dutra (PSB) e João Azevêdo (PSB).

Todos os candidatos tiveram ótimos números na cidade, se destacando as expressivas votações de Aguinaldo Ribeiro e Tião Gomes, que conseguiu a sua maior votação no estado em Cacimba de Dentro.

CACIMBA DE DENTRO
APOIO DO PREFEITO
VOTAÇÃO
GOVERNADOR
João Azevêdo
5.073 / 6.099
SENADOR
Pollyanna Dutra
4.342
DEPUTADO FEDERAL
Aguinaldo Ribeiro
4.981
DEPUTADO ESTADUAL
Tião Gomes
4.670
Fonte: Vitor Azevêdo

Créditos: Polêmica Paraíba

Deixe um comentário