Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

O Globo traz “debandada” no PL e revela que cabo Gilberto mira outro partido na PB

O Globo relata que o cenário político do Partido Liberal (PL) nacional está passando por uma reconfiguração significativa, aproximadamente um ano após consolidar a maior bancada da Câmara. Isso é impulsionado por aproximações com o governo Lula (PT) e por conflitos internos, visando às eleições municipais de 2024.

Cabo Gilberto, deputado federal da Paraíba, está entre os membros do PL que estão avaliando a possibilidade de desfiliação. Ele e seu grupo político divergem da candidatura do ex-ministro Marcelo Queiroga à prefeitura de João Pessoa pelo PL, planejando construir um palanque bolsonarista alternativo na cidade. Além disso, Gilberto enfrenta uma rixa com o deputado federal Wellington Roberto (PL-PB), aliado de Valdemar, que se uniu ao governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB).

Um dos possíveis destinos de Cabo Gilberto é o Patriota, que está em processo de fusão com o PTB. A deputada federal Magda Mofatto (Patriota-GO), que se desfiliou do PL em março, tomou o mesmo caminho, também avaliado pelo deputado federal.

Além do Patriota, outra opção em consideração é o União Brasil, do senador Efraim Filho, que faz oposição a Azevêdo.

A matéria destaca que o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) também integra a lista de nomes que estão em processo de saída do partido. Encorajado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Salles busca autorização do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para trocar de legenda.

Deixe um comentário