Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PT vira emissora de TV aberta e ocupa canal 1313

O Partido dos Trabalhadores (PT) passou a ter oficialmente uma emissora de TV aberta. O sinal de transmissão do partido do atual ocupante da presidência da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi adicionado nas antenas parabólicas digitais com a digitação do canal de número “1313”. Por enquanto, a programação do canal criado nesta quinta-feira (10) é experimental, exibe vídeos institucionais e produções do YouTube do partido.

“Por enquanto, estamos em fase de testes. Agora, vamos montar a programação. Já temos um jornal de manhã. Pretendemos exibir discursos antigos do presidente Lula, documentários e outros conteúdos”, diz o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), secretário de comunicação do PT, em entrevista ao F5. “Queria o canal 13, mas a Band já está nesta frequência”, explicou.

Para alcançar mais público, e o sinal passar a chegar nas antenas parabólicas, o PT alugou um espaço em satélites, algo feito por empresas de comunicação, como os canais de notícias Jovem Pan e CNN Brasil. A operação em parabólicas não precisa de autorização do Ministério das Comunicações, que só outorga sinais captados por antenas comuns.

Tatto conversou e negociou durante um mês de que a ação era viável e não era ilegal, para convencer a direção do PT da operação. Atualmente, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem 3 milhões de antenas parabólicas digitais ativas neste sistema, atingindo 20 milhões de indivíduos.

“É um mercado que vai crescer muito nos próximos anos”, comentou Tatto. A estimativa é que, até o fim da década, se chegue a pelo menos 60 milhões de pessoas em todo o Brasil, com a maior difusão da parabólica digital no interior do Brasil.

 

Deixe um comentário