Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Projeto de Ruy que torna quadrilhas juninas manifestação nacional é aprovado na Comissão de Cultura

A luta do deputado federal Ruy Carneiro em defesa das tradições nordestinas e da preservação da cultura regional obteve mais um importante avanço no Congresso Nacional. “Estou muito feliz em contar pra vocês que a Comissão de Cultura da Câmara Federal aprovou o projeto de lei, de minha autoria, que torna as quadrilhas juninas manifestação cultural nacional. Tenho certeza que em breve a matéria será levada para a apreciação dos demais deputados e finalmente aprovada. Isso é a força da nossa cultura tendo o devido reconhecimento”, celebrou o parlamentar.

Ruy também solicitou que o segmento receba o registro de bem imaterial do Brasil por parte do Ministério da Cultura. “Somente o poder executivo pode iniciar o processo de registro de bem imaterial. Por isso, apresentei essa solicitação a ministra da Cultura, Margareth Menezes, para garantir a preservação de um dos maiores bens do povo nordestino. Além da questão cultural, nossas quadrilhas movimentam a economia, geram emprego, renda e reforçam o potencial turístico da nossa região”, defendeu.

Esse reconhecimento vai contribuir com a geração de novos incentivos, preservar as raízes juninas e nordestinas, além de ampliar o reconhecimento por parte dos poderes públicos e da sociedade em geral.

O PL 1227/2023 será votado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e posteriormente enviado para a análise do Senado Federal.

Deixe um comentário